FESTA
Grupos mantêm viva a tradição do Kerb de Estância
Amigos uniformizados celebram cultura germânica durante o evento
Última atualização: 05/03/2024 10:40
Ao lado das bandas e danças típicas alemãs, eles estão entre as principais atrações de uma das maiores festas germânicas da região. Durante o 40º Festival de Kerb de Estância Velha, é comum ver grupos de amigos uniformizados com camisetas que levam o nome dos grupos de Kerb.
Considerados fundamentais para reforçar e celebrar os laços estreitos com as tradições, os grupos chamam atenção por ondem passam.
Na edição deste ano, 40 grupos se inscreveram para participar dos dois finais de semana de Kerb, mas apenas 30 conseguiram garantir um espaço especial no evento. A seleção através de sorteio foi necessária para garantir melhor organização no pavilhão principal, como explica a coordenadora dos Grupos de Kerb, Francine Bonalume. "Os grupos são o elo solidário da festa, arrecadando alimentos para doação, além de animarem o público, participando de todas as atividades da programação."
Francine lembra ainda que a ocupação do espaço só foi liberada mediante a doação de, no mínimo, 75 quilos de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos às famílias em vulnerabilidade social cadastradas.
Neste ano, a prefeitura disponibilizou chopeiras para cada um dos 30 grupos autorizados.
Com 170 membros, o grupo Os Borregas é um dos que conseguiu garantir seu espaço dentro do pavilhão central do Kerb neste ano. Jonathan Tibola, 33 anos, é o coordenador do grupo de amigos que se reuniu há mais de oito anos para celebrar a tradição alemã em Estância Velha. "É uma grande família, tem casais com os filhos e solteiros também, todo mundo se diverte junto" , afirma.
Para Leonardo Graeff, 36, o grande diferencial é o sentimento de pertencimento que os grupos trazem. "Ajudar a fazer a festa da tua cidade é muito legal, saber que fazemos parte dessa história é gratificante", diz.
Conforme Felipe Machado Martins, 36, coordenador do Yétis, grupo criado há mais de dez anos, preservar a tradição germânica e reunir os amigos são os fatores que mantêm unido um dos grupos mais antigos do Festival de Kerb de Estância Velha. "Venho no Kerb desde pequeno, é nossa tradição, mas com o grupo tudo isso se fortaleceu. Essa vontade de ver a festa bonita com bastante público, as pessoas se divertindo, isso nos move", comenta. Este ano, o Yétis reuniu 74 pessoas para o Kerb.
Nos próximos dias
QUARTA-FEIRA (26/04)
13 às 17h - Baile do Grupo Conviver no PAC
QUINTA-FEIRA (27/04)
Das 13 às 17h - Baile da Apae na Sociedade de Canto Lyra
SEXTA-FEIRA (28/04)
17h - Abertura dos portões
20h - Rainha Musical
22 horas - Augusto & Rafael
SÁBADO (29/04)
7 às 12h - Feira do Produtor Rural
9 às 12h - Feira de Artesanato
9h - Jogos Germânicos das Escolas
14h - Abertura dos portões
15h - Grupos de danças folclóricas alemãs
15h - Banda Passarela
17h - Eliminatória do chope em metro
18h - Indústria Musical
21h - Banda 0800
22h - Baile de Kerb na Sociedade de Canto Lyra
DOMINGO (30/04)
9h - Missa em alemão na Paróquia Sagrado Coração de Jesus
12h - Almoço de Kerb
14h - Abertura dos portões
15h - Grupos de danças folclóricas
15h - Rogério Magrão e Banda
18h - Baitaca
18h - Final do chope em metro
20h - Madame Frau
22h - Super Banda Choppão
* Haverá atividades no dia 1º de maio. A programação completa no perfil do Festival de Kerb na rede social Facebook.
Conteúdo exclusivo para assinantes
Para ver este conteúdo na íntegra, é necessário que você seja assinante