O Grupo Sinos comemora nesta quarta-feira (20) seu 66º aniversário em um momento de profunda transformação digital. Um dos marcos foi o lançamento, na última quinta-feira (14), do ABCmais, seu novo site de notícias. O abcmais.com já nasce como um dos principais produtos de jornalismo digital do Rio Grande do Sul.
O ABCmais reúne, em uma única plataforma, todos os conteúdos dos jornais NH, VS, DC, Jornal de Gramado, Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha. Também dá acesso ao player para acompanhar ao vivo a programação da Rádio ABC 103.3 FM e aos sites dos produtos segmentados do Grupo Sinos – a revista Like Magazine e o Jornal Exclusivo, voltado ao cluster calçadista.
O presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão, lembra que a inovação sempre foi uma marca da empresa. “Em meados da década de 1970 entramos na era do computador. Na virada para a década de 1980 fomos pioneiros, no Sul do Brasil, na substituição de fitas perfuradas por disquetes no processo de produção de notícias e página de jornal”, recorda.
Em 1985 as máquinas de escrever começaram a ser substituídas por microcomputadores nas redações do Grupo Sinos. Em 1989 a empresa comprou um dos primeiros computadores Apple do Estado. “São marcos que reafirmam nossa inquietude em busca de tecnologia de ponta, garantindo a entrega de produtos de alta qualidade a nossos parceiros. É assim no impresso, no rádio e será cada vez mais no digital”, assegura Gusmão.
O presidente promete uma sequência de novidades para 2024. “O lançamento do ABCmais é o começo de um novo ciclo virtuoso. É um produto em permanente transformação. Foi lançado há uma semana e em breve já receberá melhorias, sempre em sintonia com as necessidades do nosso público”, adianta.
Pesquisa, dados e profissionais especializados em digital
O ABCmais é resultado de dois anos de muita pesquisa com leitores, estudos de mercado e desenvolvimento de produto e tecnologia. Também marca um novo momento na rotina das redações, com a tomada de decisão ao longo do dia cada vez mais guiada por dados. “Análise de dados em tempo real e inteligência artificial nos indicam o que e como os leitores estão consumindo nossos conteúdos e como podemos ser mais assertivos na produção e distribuição de notícias”, resume Fernando Gusmão.
Ao longo de 2022 e de 2023 o projeto foi contemplado em programa internacional de desenvolvimento de produtos digitais do International Center for Journalists (ICFJ), dos Estados Unidos, com patrocínio da Meta e apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), por meio do qual a equipe do Grupo Sinos recebeu treinamentos com nomes com reconhecimento internacional, como Luciana Cardoso, Bruna Bourjale e Guilherme Ravache.
Além do lançamento do ABCmais, outro resultado da transformação digital da empresa é o crescimento da Like Magazine, revista mensal que passa a ter alcance nacional no ambiente digital. “Na primeira quinzena de dezembro tivemos 2 milhões de acessos vindos de 1 milhão de usuários de diferentes regionais do País”, comemora o diretor de Redação, Igor Müller.
Também neste ano o Grupo Sinos recebeu a “placa de prata” do YouTube, por alcançar 100 mil inscritos, e acaba de alcançar os 250 mil seguidores no Instagram – isso levando em conta somente o perfil do Jornal NH. A audiência dos conteúdos digitais não parou de crescer: nos primeiros dez dias de dezembro a empresa alcançou o mesmo volume de acessos de todo o mês de julho, por exemplo. “Estamos avançando na criação de uma mesa de performance que reunirá profissionais de diferentes setores da empresa para entregarmos o melhor produto a leitores e anunciantes”, adianta Müller.
Da 1ª edição do SL ao digital, o mesmo compromisso com a comunidade
Era 20 de dezembro de 1957 quando os irmãos Paulo Sérgio (in memoriam) e Mario Alberto Gusmão lançaram a primeira edição do Jornal SL – atual VS – em São Leopoldo. O então quinzenal era produzido quase que artesanalmente, mas trazia em suas páginas aquilo que a comunidade local precisava saber e tinha como demandas de melhorias.
Começava ali a história de forte envolvimento comunitário e sempre propositivo do Grupo Sinos. A força no jornalismo comunitário levou a marca da empresa para o Brasil e o mundo como referência em conteúdo local, sempre defendendo bandeiras de interesse da comunidade como educação, mobilidade e segurança.
O compromisso com o jornalismo profissional e responsável se mantém, tanto que o Grupo Sinos termina 2023 com 12 reconhecimentos nos principais prêmios do setor no Rio Grande do Sul, como o da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Justiça Eleitoral. “Reconhecimento e estímulo para nosso time de 50 jornalistas”, destaca o diretor de Redação.
Jornalismo do Grupo Sinos premiado em 2023
Débora Ertel
Ficou em segundo lugar na categoria inovação na gestão pública judiciária do Prêmio Themis de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Justiça, com o trabalho “Pilhas de papéis que se acumulavam no Judiciário gaúcho dão espaço ao processo eletrônico; veja o que mudou”. Débora também foi premiada com terceiro lugar na categoria profissional do Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral com o trabalho “Grupo Sinos Explica”, que checou declarações de candidatos ao governo do Estado ao longo da campanha eleitoral de 2022.
Eduardo Amaral
Ficou em terceiro lugar na categoria jornal/revista do Prêmio Amrigs de Jornalismo com o trabalho “Descarbonização da economia pode ser positiva para o Brasil”. Já no 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Amaral recebeu menção honrosa com o podcast “Força Negra”.
Ermilo Drews
Ficou em primeiro lugar em duas categorias do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do RS. Na categoria sustentabilidade venceu ao mostrar que, por meio de leis de incentivo e de fundo do MP, comunidades gaúchas buscam a recuperação de patrimônios culturais para manter a história preservada.
LEIA TAMBÉM
Já na categoria saúde e educação venceu com o trabalho sobre a relevância da Operação Leite Compensado para o consumidor e para a saúde pública e como a atuação do MP serviu para tornar a cadeia leiteira mais confiável e segura no Estado.
Gabriel Renner e Moacir Fritzen
Diagramador/ilustrador e editor receberam ontem, na capital, menção honrosa na categoria design editorial do 65º Prêmio ARI de Jornalismo com o trabalho “Jogo da imigração”, veiculado em 25 de julho nos jornais NH, VS e DC em especial alusivo aos 199 anos da imigração alemã. O jogo de tabuleiro recontou, de forma interativa, a chegada dos primeiros imigrantes à região e fez sucesso entre os leitores, especialmente a criançada.
Júlia Taube
Ex-repórter do Jornal NH foi premiada por duas fotografias veiculadas nos jornais e sites do Grupo Sinos. Ontem ela ficou em terceiro na categoria fotojornalismo do 65º Prêmio ARI de Jornalismo com a foto “A dor de quem fica”, produzida em acidente no trecho da morte da BR-116. Também ficou em segundo lugar na categoria fotojornalismo do Prêmio Amrigs de Jornalismo com a foto “Em meio ao caos, a vida precisa continuar”, feita em uma cobertura de enchente na cidade de Campo Bom.
Susana Leite
Ficou em primeiro lugar na categoria webjornalismo do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2023, promovido pela Ocergs, com o trabalho “Cooperativismo mantém elos que sustentam o setor primário”, veiculada nos sites do Grupo Sinos. Na semana passada Susana ainda levou o segundo lugar na categoria impresso do 9º Prêmio Sindilat de Jornalismo com o trabalho “Pecuária de precisão eleva rendimento no setor leiteiro”.
Ubiratan Júnior
O repórter do time digital do Grupo Sinos foi finalista na categoria jornalismo do Prêmio Ajuris de Direitos Humanos com o trabalho “Aluna de Novo Hamburgo dribla falta de informação e terá nome social nos registros escolares”, veiculada no Jornal NH e sites do Grupo Sinos.