A morte de um homem de 49 anos, vítima de Influenza (Gripe A), deixou a comunidade de Ivoti em alerta. No entanto, a baixa adesão à vacinação tem sido um desafio na cidade.
Havia inicialmente a suspeita de que a vítima teria contraído Covid-19. No entanto, o diagnóstico confirmou a infecção por Influenza. Detalhes sobre a data exata do falecimento e possíveis comorbidades não foram divulgados.
Conforme o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Marcelo Bernardes, o dia D da campanha de vacinação da gripe, realizado no último sábado (14), teve uma procura abaixo do esperado. Apenas 17% do público-alvo foi alcançado. “A importância da vacinação é proteger as pessoas quanto à transmissão da doença. Quanto mais pessoas se vacinarem, menos casos teremos”, enfatizou.
Bernardes ressaltou a importância de aumentar a conscientização sobre a necessidade de imunização, especialmente entre os grupos prioritários. “Esperávamos uma adesão maior no dia D. É crucial que as pessoas compareçam para receber a vacina”, destacou o secretário.
Orientações sobre a vacinação
Para receber a vacina, os cidadãos devem apresentar a carteirinha do SUS, CPF e caderneta de vacinação. As doses estão disponíveis na UBS Central, das 8 às 17 horas e na UBS Jacob Schneider, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
A imunização é direcionada aos grupos prioritários, incluindo pessoas com mais de 60 anos, crianças entre os 6 meses e 6 anos, pessoas com deficiências permanentes ou comorbidades, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da saúde, povos indígenas, caminhoneiros e trabalhadores de transportes coletivos e portuários, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, população de rua e quilombolas.
Diante do cenário, Marcelo destaca que é crucial que a população compreenda a importância da vacinação como medida preventiva contra a Gripe A. A conscientização e a adesão à imunização são essenciais para proteger a saúde individual e coletiva, evitando casos graves e óbitos relacionados à doença.
LEIA TAMBÉM