O Rio Grande do Sul registrou 153 mortes ocasionadas pela gripe entre 31 de dezembro de 2023 e 9 de julho de 2024. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam um aumento de 22% em comparação ao período anterior (12/2022 a 07/2023). Além das mortes, casos de internações por conta da influenza também aumentaram, foram 1,3 mil até terça-feira (9).
Conforme a SES, os números são um alerta para a população, especialmente àqueles que não se vacinaram com a doença. Doses estão disponíveis em todos os municípios do Estado e são destinadas para pessoas acima dos seis meses de idade, com ou sem comorbidades.
A gripe é considerada uma das doenças respiratórias mais propícias para circulação no ambiente, especialmente nesta época do ano, em que o frio predomina no RS. Segundo a SES, a maior permanência em locais fechados, com pouca ventilação, é um dos fatores que facilita a disseminação do vírus.
Perfil dos óbitos
Pessoas com comorbidades e idosos tendem a sofrer mais com a gripe e podem desenvolver quadros graves da doença. A SES divulgou que entre as hospitalizações, 63% foram de pessoas com alguma comorbidade.
No que se refere aos óbitos, 88% são de pessoas com doenças crônicas respiratórias, cardíacas e imunológicas.
Sintomas
Os sintomas da gripe são: febre, tosse, calafrios, dor de garganta, coriza e dor de cabeça. Em caso de suspeita, a SES orienta que um médico seja consultado e a automedicação evitada.
LEIA TAMBÉM