PREVISÃO DO TEMPO
"Grande Perigo": RS tem 3 alertas do Inmet para esta quinta-feira
Estado enfrenta eventos climáticos extremos desde domingo; temporal chegou com chuva intensa na região metropolitana esta manhã
Última atualização: 26/09/2024 13:07
Os eventos climáticos extremos que atingem o Rio Grande do Sul desde domingo chegaram na região metropolitana com maior abrangência de cidades na manhã desta quinta-feira (26). Até o meio-dia, o Estado tem três alertas ativos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mais grave, na cor vermelha, é classificado como grande perigo pelo órgão nacional.
VEJA TAMBÉM: Tempo nas próximas horas: Saiba o que diz a previsão sobre chuva até a semana que vem
Essa classificação significa que o RS pode registrar altos volumes de chuva. O comunicado ainda indica que a região central e parte do Sul podem ter chuva acima de 100 mm/dia, alagamentos e transbordamentos de rios, e ainda, deslizamentos de encostas.
Os outros dois alertas, emitidos ainda na quarta-feira (25), são da cor laranja com indicação de perigo. Um deles abrange uma área maior: parte da Grande Porto Alegre, Centro do RS, Campanha, Fronteira Oeste e Sul. Nessas áreas, a chuva pode chegar a 100 mm/dia, om ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
O outro aviso é para o Norte gaúcho, que inclui a Serra e a divisa com Santa Catarina. O alerta laranja é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Veja a tempestade que passou pelo Vale do Sinos nesta manhã