ATRATIVO NA SERRA
Gramado projeta nova estrutura para realizar grandes eventos como Natal Luz
Prefeitura planeja construir complexo multiuso para abrigar apresentações artísticas e culturais
Última atualização: 06/03/2024 10:59
Gramado é nacionalmente conhecida pelos eventos que realiza. Natal Luz, Festival de Cinema, Páscoa. Como uma forma de qualificar as atrações, um complexo multiuso vai ser construído para abrigar as apresentações artísticas e culturais. O valor estimado para a obra é de R$ 20 milhões e a esperança é conquistar o recurso através da União.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, terá agenda na Região das Hortênsias na próxima semana. Em abril, o prefeito Nestor Tissot apresentou a ela o projeto e pediu o apoio do governo federal. A expectativa é que o aporte seja anunciado na terça-feira, dia 9.
Gramadotur já tinha planos de construir espaço para eventos
No município, desde 2012, existe a Gramadotur, que é uma autarquia que foi criada para ser responsável pela organização dos eventos públicos. E desde essa época já se planejava a construção de uma espécie de passarela para receber o Grande Desfile de Natal.
Na época, ele ainda era realizado nas ruas centrais - e existia a necessidade de mudança por causa dos transtornos causados pelas interrupções no trânsito.
Contudo, com o passar do tempo e custo alto de investimento, a obra foi deixada de lado. Até este ano.
Com algumas adequações, a estrutura está nos planos do Executivo e o grande objetivo é que o Natal Luz de 2024/2025 possa ocorrer nas novas instalações.
"A gente precisa de um local adequado, bonito, elegante, com conforto para as pessoas e que também mostre a grandiosidade dos eventos de Gramado", pondera a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Pista de desfiles terá 5,6 mil metros quadrados
A edificação consiste em uma área total coberta de 5,6 mil metros quadrados, que ficará no Centro de Eventos Expogramado, local já utilizado para os espetáculos e eventos.
Com dois pavimentos, terá uma pista para desfiles com 132 metros de comprimento e arquibancadas, com aproveitamento na parte de baixo para sanitários e outras salas, que podem ser utilizadas como restaurantes, lojas e escritórios, por exemplo.
Outro ponto de destaque do projeto do complexo multiuso em Gramado são os arcos de LED, iguais aos da Avenida das Hortênsias.