DESABAMENTO DE PRÉDIO
GRAMADO: Perguntas e respostas para entender o que está acontecendo; atividades turísticas estão mantidas
Desabamento de prédio no bairro Planalto, nesta madrugada, virou notícia nacional; Prefeitura reforça que turismo de Gramado "está funcionando normalmente"
Última atualização: 28/11/2023 11:04
ATUALIZAÇÃO:
- Prédio que desabou estava interditado há anos e era ocupado de forma irregular, diz Prefeitura de Gramado
- Prefeito de Gramado decreta estado de calamidade e fala sobre causas da movimentação de terra e queda de prédio
- Geólogo explica sobre movimento de massa que gerou rachaduras, deslizamentos e pode ter causado desabamento de prédio
A movimentação de terra na região da Rua Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto, em Gramado, que resultou no desabamento de um edifício de luxo na madrugada desta quinta-feira (23), provocou também uma avalanche de desinformação.
VEJA QUANTO VALIA CADA APARTAMENTO DO EDIFÍCIO DE DESABOU EM GRAMADO
Turistas com viagem marcada para Gramado e Canela estão preocupados, mas não há motivo para adiamento ou cancelamento da viagem, reforça a Prefeitura de Gramado. A rotina da cidade está normal nesta quinta-feira, sem qualquer alteração no comércio, nos restaurantes, na hotelaria e nos atrativos turísticos.
O governo gaúcho soltou nota garantindo que a programação do Natal Luz ocorre normalmente e que os acessos a Gramado estão todos liberados. O secretário estadual de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, lamenta que informações falsas sobre Gramado estejam circulando no País.
Veja abaixo perguntas e respostas que ajudam a entender o que está acontecendo em Gramado. Não há motivo para adiar ou cancelar passeios na cidade e região, informa o governo do Rio Grande do Sul:
O que está acontecendo em Gramado?
Desde o fim da semana passada choveu muito em quase todo o Rio Grande do Sul, incluindo a região das Hortênsias. No sábado (18), mãe e filha morreram na zona rural de Gramado após a casa em que estavam ter sido soterrada. Elas eram moradoras de Linha Marcondes Baixa, que fica próximo ao limite com o município de Santa Maria do Herval. Também no sábado houve alagamento e deslizamento de terra em pontos de Gramado, especialmente no bairro Prinstrop.
E o problema das fissuras nas ruas e prédios?
Segundo a Prefeitura, as rachaduras são consequência da movimentação do solo em decorrência do excesso de chuva. Casas e ruas foram interditadas, incluindo prédio com apartamentos de luxo localizado na Ladeira das Azaleias, bairro Planalto, que acabou desabando na madrugada desta quinta (23). Não houve feridos.
A área atingida fica no Centro da cidade ou em uma zona turística?
Os problemas de rachaduras no solo e risco de desabamento estão concentrados em pontos dos bairros Planalto, Três Pinheiros e Várzea Grande. Os três ficam ao sul da região central de Gramado. São áreas mais residenciais, com baixa movimentação turística.
O ponto de maior atenção, onde ocorreu o desabamento do prédio, fica em uma ponta do bairro Planalto. É o mesmo bairro onde está situado o Lago Negro, um dos principais pontos turísticos de Gramado. Em linha reta, o lago está a pouco mais de um quilômetro da Ladeira das Azaleias.
Técnicos da Prefeitura e do governo do Estado vistoriaram a região do Lago Negro e não encontraram qualquer indício de movimentação de terra. O atrativo está aberto e funcionando normalmente.
Há algum tipo de interdição ou restrição de acesso na área turística da cidade?
Não. As duas principais ligações entre Porto Alegre e Gramado – via Igrejinha/Três Coroas (RS-115) e via Nova Petrópolis (BR-116) – estão com trânsito normal. No fim de semana ocorreram bloqueios temporários em decorrência de queda de barreiras (na Serra) e alagamentos (na região metropolitana), mas os problemas já foram solucionados.
Em Gramado a situação também está normal. Não há problemas de acesso na zona central e nem para chegar e sair dos principais atrativos turísticos. A ligação com Canela também está com trânsito normal. Hotéis, bares e restaurantes estão funcionando normalmente. Toda a programação do Natal Luz está mantida sem qualquer tipo de alteração.
Quais os próximos passos?
Engenheiros e geólogos acionados pela Prefeitura, pelo governo do Estado e até mesmo junto ao governo federal estão trabalhando para entender a extensão do problema geológico registrado em Gramado. Uma reunião foi realizada na manhã desta quinta, após o desabamento do prédio.
Por enquanto, alguns imóveis da Ladeira das Azaleias seguem interditados pela Defesa Civil. Há interdições também em imóveis do bairro Três Pinheiros, uma zona abaixo de onde caiu o prédio. Nenhum outro imóvel foi atingido pelo desmoronamento desta madrugada.