APÓS DESMORONAMENTO DE PRÉDIO

GRAMADO: Entidades se unem contra onda de desinformação após movimentação de terra que tirou famílias de casa

Mobilização é para evitar que setor do turismo seja impactado por fake news espalhadas por blogueiros e influencers digitais

Publicado em: 30/11/2023 17:06
Última atualização: 30/11/2023 17:07

Uma semana depois do desabamento do prédio atingido por uma movimentação de terra no bairro Planalto, em Gramado, na Serra Gaúcha, entidades empresariais se uniram para desmentir boatos espalhados no País sobre o episódio. Blogueiros e influenciadores deram ao problema uma dimensão imensamente maior, o que pode ter afugentado turistas justamente neste período de Natal Luz.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DE GRAMADO


Desfile temático do Natal Luz 2023 lota o Centro de Gramado Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

De acordo com o presidente da Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado (Achoco), Fabiano Contini, informações sensacionalistas afetam, inclusive, a vida dos moradores e trabalhadores da cidade e região

"Existem problemas isolados em pontos específicos da cidade e que já estão em análise pelos órgãos responsáveis. No entanto, o que tem sido divulgado faz com que muitos turistas cancelem suas viagens, fazendo com que o índice de hospedagens e de vendas no comércio caiam", explica.

O empresário informa que as atividades econômicas estão funcionando a pleno: parques de entretenimento, lojas, restaurantes e rede hoteleira. Além disso, os shows natalinos continuam com sua programação normal. As atividades são realizadas em espaços cobertos, seguros e de fácil acesso.

“Todas as atividades voltadas ao setor turístico estão funcionando normalmente”, diz ele, que destaca: “Agora é o momento de o Poder Executivo, entidades e imprensa juntarem forças e divulgar a real situação de Gramado e região”.

Peterson Perin, diretor-executivo do Parque Aquático Termal Acquamotion e vice-presidente da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (Apasg) reforça que as fake news são prejudiciais e que impactaram o fluxo turístico, visto que o setor turístico não foi atingido pelos temporais e movimentação de terra.

“Estamos planejando uma excelente temporada natalina, com muitas novidades em todos os empreendimentos para sempre superar a expectativa do turista”, garante o empresário.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Região das Hortênsias (Sindmobil), Felipe Werpp, reforça o compromisso com o turismo em Gramado, motor principal da economia regional.

“A decisão de evacuar residências não foi apenas uma medida de precaução, foi um passo decisivo para assegurar não apenas propriedades, mas as vidas de nossa comunidade. O foco em garantir a segurança e o bem-estar dos residentes demonstra a responsabilidade coletiva que temos como sociedade", salienta.

Werpp acrescenta que "à medida que anunciamos a plena operação dos atrativos turísticos de Gramado, destacamos a resiliência e a solidariedade que definem nossa cidade. As atrações turísticas estão em conformidade, hotéis, restaurantes, parques, transportes e demais serviços estão funcionando normalmente."

O presidente do Sindmobil destaca que Gramado continua sendo um destino turístico seguro e atrativo e convida os turistas a explorarem as belezas naturais, culturais e desfrutarem das diversas opções de lazer que a cidade oferece.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas