ABC NAS RUAS
Grade com arames pontudos e playground quebrado expõem crianças a riscos em praça de Novo Hamburgo
Moradores cobram desde a roçada da praça até a manutenção de brinquedos quebrados
Última atualização: 08/11/2024 12:48
A pracinha localizada na esquina das ruas Ícaro e Londres, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, vem sendo motivo de queixas por parte dos moradores, que denunciam a falta de manutenção e o abandono de um dos poucos espaços de lazer daquela região. Quem frequenta o espaço expõe a sensação de descuido com o local, especialmente no playground infantil, que tem tábuas quebradas e podres, colocando em risco a segurança das crianças.
DICA DE AONDE IR: Arte e cultura em Lomba Grande estão entre os destaques
Além do playground, a quadra de futebol cercada por uma grade de proteção também preocupa. Em alguns trechos, a grade foi arrancada, deixando expostas pontas de arame que representam um perigo às crianças e adolescentes que costumam jogar bola no local. Os moradores ainda destacam o mato alto em várias áreas da praça, situação que vem piorando com a ausência de roçada, e os problemas nos bancos.
PREVISÃO DO TEMPO: Ciclone ainda traz instabilidade para o RS nesta sexta-feira; saiba como será o fim de semana
Outro ponto levantado pela comunidade é a falta de manutenção nos equipamentos da academia ao ar livre. Estruturas que deveriam incentivar a prática de exercícios estão parcialmente inutilizadas, com defeitos e enferrujadas.
Celso Soares, 41 anos, lamenta o abandono do local. O comerciante revela que há pelo menos cinco meses as equipes da prefeitura não visitam a praça nem para fazer uma simples roçada. “Se na coisa mais simples já faz todos esses meses, dá pra imaginar quanto tempo os brinquedos e a quadra não recebem nenhum tipo de cuidado”, afirmou o morador.
O que diz a Prefeitura
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que “vem trabalhando na manutenção de todas as praças públicas de Novo Hamburgo”. Segundo o órgão, uma vistoria está programada para os próximos dias na pracinha da Rua Londres, com o objetivo de avaliar as condições do local e incluí-lo no cronograma de manutenção.