ENCHENTES

Governo Federal destina mais R$ 50 milhões para municípios atingidos pelas enchentes

Medida foi comunicada pelo ministro Paulo Pimenta em visita ao Caí

Publicado em: 30/11/2023 10:04
Última atualização: 30/11/2023 11:41

O governo federal anunciou na quarta-feira (29) o repasse de R$ 50 milhões em recursos para as 64 cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Os valores, serão destinados para minimizar os impactos do fenômeno para as prefeituras que já encaminharam seus planos de trabalho referentes aos trabalhos de reconstrução. O anúncio foi feito em Montenegro pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que está no RS cumprindo agenda de dois dias. O montante será oficializado em reunião nesta quinta (30) com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre.


Ministro Paulo Pimenta promete ajuda federal a municípios do Vale do Caí Foto: Divulgação/ACOM Montenegro

Incremento

No Vale do Caí, Pimenta e o secretário de Comunicação Institucional da Presidência, Maneco Hassen, percorreram os bairros mais atingidos pela enchente, com o prefeito Gustavo Zanatta e o vice-prefeito Cristiano Braat. Logo após, participou de uma reunião com representantes de dez cidades da Associação dos Municípios do Vale do Caí (Amvarc) na Estação da Cultura, onde detalhou os recursos e apoio que os gestores municipais podem solicitar junto ao governo federal.

"O governo federal está presente, sob a liderança do presidente Lula, e dando total apoio para que possamos mais rapidamente recuperar a normalidade", afirmou. Pimenta adiantou que estão previstos recursos neste ano para prevenção de ocorrências climáticas e, também, para o novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Agenda segue nesta quinta

Nesta quinta, o ministro se reúne com prefeitos e lideranças políticas no auditório do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. Na pauta, as obras de infraestrutura no RS, ações de enfrentamento das enchentes nos municípios e a formalização do novo repasse do governo federal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas