O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), esteve reunido nesta quinta-feira (27), com o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), e com o deputado estadual Issur Koch (PP).
A reunião foi solicitada pelo parlamentar, que integra a comissão especial que está tratando sobre o papel das instituições comunitárias, inclusive como facilitadoras do acesso ao ensino superior.
No encontro, foram abordados alguns assuntos que vêm sendo discutidos no Comung, como a dificuldade de acesso ao ensino superior, a disponibilidade de vagas nas universidades comunitárias e a crise das licenciaturas.
“O governo do Estado deverá encaminhar à Assembleia Legislativa, nos próximos dias, um projeto de lei que prevê a criação de mil vagas em cursos de licenciaturas, operadas pelas instituições comunitárias”, destaca Prodanov, enfatizando a necessidade urgente de formação de professores.
Koch sinalizou com a possibilidade de o projeto ser submetido à votação dos deputados em regime de urgência.
Durante recente evento no Legislativo, o vice-governador já havia salientado que as universidades comunitárias são um patrimônio do Rio Grande do Sul. “Essas instituições são militantes da boa educação, pois promovem, num cenário empresarial adverso, educação de excelente qualidade e ainda mantêm capilaridade em todo o território gaúcho.”
Saiba mais
O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram 153.369 estudantes, 896 cursos de graduação e 715 cursos de pós-graduação e contabilizam 1,3 milhão de atendimentos prestados à comunidade.
LEIA TAMBÉM