abc+

'EM NOME DO POVO GAÚCHO'

Governador pede desculpas a Gilberto Gil por ofensa de vereador aos baianos

Eduardo Leite encontrou-se com Gil durante passagem do músico por Porto Alegre na noite de sábado

Publicado em: 05/03/2023 às 17h:01 Última atualização: 01/02/2024 às 17h:19
Publicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi ao encontro de Gilberto Gil na noite de sábado (4), em Porto Alegre, para pedir desculpas. O ato foi motivado pelas ofensas proferidas pelo vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel aos trabalhadores baianos encontrados em situação análoga à escravidão na Serra gaúcha.

Gilberto Gil recebeu Eduardo Leite na noite de sábado, durante apresentação em Porto Alegre



Gilberto Gil recebeu Eduardo Leite na noite de sábado, durante apresentação em Porto Alegre

Foto: Instagram/Reprodução

“Fiz questão de ir ao camarim do Gilberto Gil para pedir desculpas, em nome de todo povo gaúcho, pelas ofensas absurdas proferidas contra nossos irmãos baianos”, disse Leite.

Ofensa aos baianos

No último dia 28, o vereador Fantinel usou a tribuna da Câmara de Vereadores para pedir aos produtores rurais da região que não contratem os trabalhadores vindos “lá de cima”, referindo-se à Bahia. Em seu discurso, o vereador ainda disse que a cultura dos baianos se resumia a tocar tambor e a viver na praia.

Os homens a que Fantinel se referia faziam parte de um grupo de 207 pessoas que haviam sido resgatas de situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves. Os trabalhadores foram atraídos para trabalhar na safra da uva, mas viviam em condições insalubres e sofriam castigos físicos. 

Após as declarações ganharem repercussão nacional, Fantinel foi expulso do Patriotas e passou a ser investigado por xenofobia pela Polícia Civil e pelo Ministério Público.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade