Em um vídeo publicado nas redes sociais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e do governo do Estado, na noite desta segunda-feira (29), o governador Eduardo Leite alerta para o agravamento do cenário meteorológico em todo o território gaúcho a partir desta terça (30) até a próxima sexta-feira (3), pontuando principalmente sobre alagamentos e inundações, em razão das chuvas que atingem o Estado desde sábado.
“É uma condição meteorológica bastante grave que vamos enfrentar ao longo destes próximos dias e por isso é importante que todo mundo esteja atento”, disse. A situação de alerta é válida doas dias 29 de abril até 3 de maio.
Leite, ao lado coronel Luciano Boeira, coordenador estadual da Defesa Civil estadual, aponta na noite desta segunda, o estado ainda tem regiões sob o alerta laranja, mas que “provavelente amanhã [terça] a gente já tenha a transformação disso para o grau severo, para todo o estado” e observa que, por isso há alertas para inundações em algumas regiões, especialmente em regiões onde os acumulados de chuva se ficam ao rendor dos 200 milímetros.
“A perspectiva é de que até sexta tenha mais 150, 160 milímetros de chuva e os acumulados possam chegara até 300 milímetros ao longo da semana”.
O governador explica, ainda que ainda não há condições de precisar todos os efeitos que acontecerão em rios específicos, ou onde ventos possam formar até tornados. “Em algumas condições isso pode vir a acontecer, por ventos fortes ao longo da semana”.
LEIA TAMBÉM