SAÚDE
Golpistas usam o nome do Hospital Centenário para tentar tirar dinheiro de pacientes de São Leopoldo
Homem que se identifica como médico responsável pelo setor de Emergência oferta suposto serviço em clínica mediante pagamento via PIX
Última atualização: 25/06/2024 08:50
A Fundação Hospital Centenário divulgou nesta segunda-feira (24) o alerta de uma tentativa de golpe envolvendo o nome da instituição. O hospital de São Leopoldo recebeu três denúncias de familiares de pacientes sobre a investida dos criminosos.
Através de áudio por aplicativo de mensagem, um homem se identifica como médico responsável pelo setor de Emergência, e destaca que verificou alteração nos exames do paciente, que precisa passar por cirurgia de forma urgente.
Nos áudios, o falso médico destaca que, pela burocracia do Sistema Único de Saúde (SUS), o procedimento demora três dias. Então oferece o serviço de uma clínica e a realização da cirurgia em 40 minutos a partir do pagamento via PIX.
Em nota, a presidência da Fundação esclarece e reforça que o SUS garante a gratuidade de atendimento na área da saúde a todos os cidadãos. "A cobrança feita em procedimentos médicos do SUS, desde serviços simples, como consultas, ou até mais complexos, como transplante de órgãos, é crime e os familiares foram orientados a registrar Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil", destaca a entidade.
A fundação salienta, ainda, que "nenhuma pessoa está autorizada a solicitar cobrança por qualquer procedimento médico e orienta que ninguém faça repasses de valores quando ocorrer alguma situação semelhante para não ser lesada financeiramente".