Os estelionatários encaminham uma mensagem de texto (SMS) indicando uma transação suspeita no cartão de crédito. Juntamente com o alerta está o telefone de contato do banco da vítima, um 0800. Mesmo pesquisando no site oficial da instituição financeira, nenhuma suspeita, já que o número está realmente correto.
Então a vítima se pergunta: o que há de errado, afinal? É com essa brecha que os golpistas conseguem desviar o dinheiro, chegando a furtar até R$ 160 mil de uma mesma pessoa. Segundo a investigação da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas (3ª DP), que iniciou em setembro de 2022 e prendeu 15 suspeitos há um mês, na cidade de Guarulhos, grande São Paulo, uma quadrilha paulista se especializou neste tipo de golpe.
Para enganar as vítimas, os golpistas mascaram os dígitos através da ajuda de plataformas eletrônicas, burlando o sistema. Segundo a Polícia Civil, estes softwares criam um cruzamento de números e redirecionam a chamada para os criminosos.
Como evitar o golpe?
A delegada Luciane Bertoletti, titular da 3ª DP de Canoas, falou sobre os cuidados que as pessoas devem ter para não se tornarem vítimas do chamado “Golpe do Falso 0800”. “Primeiro, se desconfiou que caiu em um golpe, procure a Polícia.”
Luciane diz que é preciso desconfiar de links enviados por SMS. “Possivelmente será uma loja fake.”
A delegada também explica que “não é uma prática comum” que os bancos entrem em contato direto com os clientes. Outra questão apontada por Luciane é referente aos dados bancários. “Hoje, infelizmente, nossos dados estão espalhados pela internet, tivemos recentemente vários vazamentos. Então os golpistas vão estar com as informações em mãos e vão pedir apenas confirmações. Se tiver dúvida, chama alguém, verifique a fatura do cartão de crédito”, completa.
LEIA TAMBÉM