Uma mobilização regional da executiva estadual do MDB trouxe importantes nomes do partido para Novo Hamburgo, neste sábado (11). Entre eles, estava o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, que confirmou que o MDB estadual aposta todas as fichas no nome de Giovani Feltes para concorrer à Prefeitura de Novo Hamburgo em 2024.
O vice-governador afirma que a candidatura de Feltes a prefeito só não acontecerá se o próprio não aceitar. “O meu incentivo é de que ele seja o candidato aqui (Novo Hamburgo), pela importância da cidade para o Estado e para o partido”, pontua.
A articulação em torno do nome do atual secretário de Agricultura do Estado visa manter a sigla no poder. “Queremos ter candidatura própria para continuar o bom trabalho que a prefeita Fatima vem fazendo, e Giovani Feltes é o nome do MDB para Novo Hamburgo”, afirma Souza.
Souza argumenta ainda que a experiência de Feltes o credencia para o posto, especialmente por uma questão estratégica. “Ele tem habilidade, boa reputação e simpatia para atrair o maior número de forças políticas para o nosso lado, para que possamos vencer a eleição”, explica. A estratégia é fazer uma frente ampla, reunindo o maior número de partidos, para enfraquecer siglas adversárias com potencial de vencer o pleito.
Sim ou não?
Giovani Feltes esteve no evento, mas desconversa sobre as afirmações do vice-governador. “Não tem nada certo, não. Deixem as coisas andarem um pouco mais”, disse, com sorriso largo no rosto, enquanto recepcionava o ex-senador Pedro Simon que chegava ao NH Hall.
O MDB de Novo Hamburgo, contudo, já trabalha na preparação do evento que marcará a oficialização da candidatura. “Tenho forte convicção que nos próximos dias haverá a confirmação”, avisa Andiara Zanella, vice-presidente do MDB local.
Há unidade dentro do partido em torno dessa projeção. A prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, defende o nome de Giovani Feltes. “Queremos ele”, abrevia. O presidente do MDB-RS, Fábio Branco, é outro que confirma este encaminhamento. “Temos projetos para todos os municípios, mas Novo Hamburgo recebe um olhar especial e tem o nome de Feltes como protagonista”, coloca.
Branco destaca que o MDB tem pressa em definir os nomes à majoritária para as eleições do ano que vem. “O Mobiliza 15 nasceu justamente para provocar as executivas municipais de que uma eleição não se faz no último ano”, sublinha. Além das lideranças já citadas, também participaram do encontro os ex-governadores José Ivo Sartori e Germano Rigotto, o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, os ex-senadores Pedro Simon e José Fogaça, e o deputado federal Alceu Moreira.
Novos aliados
Cerca de 500 pessoas de 48 municípios de cinco regiões participaram da atividade que prepara o partido para as eleições de 2024. Durante o evento, ocorreu o ato de filiação de novos nomes.
A prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, aproveitou o evento regional para filiar 26 aliados ao MDB local. Um destes nomes é o da diretora de Gestão Ambulatorial da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), Maristela Silva. Nelson Dietrich, atual diretor do Sine de Novo Hamburgo, e Diego Martinez, diretor da Fenac, também figuram na lista.
“Estamos trazendo novos correligionários, muitos chegam com força para concorrer já na próxima eleição. O importante é que estamos prospectando novas lideranças”, pontua o presidente da sigla no Município, Deiwid Amaral da Luz.
LEIA TAMBÉM