abc+

PREVISÃO DO TEMPO

Geada em outubro? Massa de ar frio derruba temperatura no RS; confira

Frente fria que provocou estragos em cidades gaúchas se afasta enquanto massa de ar frio ingressa no território gaúcho

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/10/2024 às 18h:12 Última atualização: 02/10/2024 às 18h:12
Publicidade

O ingresso de uma massa de ar vai impactar a temperatura no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Com isso, conforme a MetSul Meteorologia, o território gaúcho terá marcas bastante amenas para o começo de outubro, com possibilidade de geada em algumas localidades. 

Massa de ar frio cobre o RS | abc+



Massa de ar frio cobre o RS

Foto: MetSul

A frente fria que provocou chuva, temporais de vento e granizo no Estado entre a noite da terça-feira e madrugada desta quarta-feira (2) se afastou e está atuando sobre Santa Catarina e deve fazer o tempo mudar também em parte do Paraná. 

Após a passagem desse sistema frontal, o RS registrou temperaturas mais baixas a medida que a massa de ar frio começou a ingressar pelo Oeste e Sul gaúcho. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram pela manhã 12,2ºC no Chuí e em Canguçu; 12,5ºC em Jaguarão; 12,7ºC em Livramento; 12,8ºC em Quaraí; 12,9ºC em Bagé; 13,3ºC em Caçapava do Sul; 13,4ºC em Dom Pedrito; e 13,7ºC em Encruzilhada do Sul. Na terça-feira, muitas cidades gaúchas ultrapassaram a marca de 30ºC. 

Frio e geada 

De acordo com a MetSul, as madrugadas de quinta, sexta-feira e sábado (5) devem ser mais frias por conta da massa de ar seco e frio que cobre o Estado associada a um centro de pressão atmostéfrica de 1.026 hPA sobre o Uruguai. 

“Na fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e na Campanha, as madrugadas mais frias devem ser as desta quinta e a da sexta-feira. Os termômetros podem marcar entre 2ºC e 5ºC nos pontos mais frios e entre 5ºC e 7ºC na maioria dos municípios”, aponta a MetSul. 

Conforme o prognóstico da empresa especializada em meteorologia, em Porto Alegre e na região metropolitana, as menores marcas devem ser registras nos próximos três dias, com amanhecer entre “12ºC e 13ºC no no Jardim Botânico da capital, mas ao redor ou pouco abaixo de 10ºC no extremo Sul da cidade e em algumas cidades da área metropolitana.”

Mesmo que haja declínio térmico entre esta quarta e quinta-feira na Serra do Nordeste e Campos de Cima de Serra, segundo a MetSul as madrugadas mais frias nessas áreas deve ser na sexta e no sábado, quando o tempo estará mais seco e aberto. “São esperadas marcas de 5ºC a 7ºC na Serra e de 1ºC a 3ºC nos pontos mais frios dos Aparados, na região de Ausentes, o que deve se repetir no Planalto Sul Catarinense”, diz a previsão. 

Embora não seja tão frequente gear em outubro, o fenômeno pode ocorrer no décimo mês do ano, principalmente em cidade de maior altitude, uma vez que a atmosfera se torna menos fria e a frequência e intensidade das incursões de ar frio diminui. 

De acordo com MetSul, mapas de modelo meteorológico canadense indicam a possibilidade de geada na região Sul do País nas madrugadas desta quinta e da sexta. “

“Pode gear em pontos da Campanha, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense. A geada, porém, será fraca a isolada na maioria dos locais destas regiões. Embora o modelo não indique, não descartamos geada fraca e isolada ainda no sábado na região de São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC), nas baixadas”, pontua o prognóstico.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade