ABANDONO EM CANOAS
Gatinhos resgatados em tubulação no bairro Rio Branco se recuperam
Dupla de irmãos felinos estará disponível para adoção daqui a 15 dias
Última atualização: 18/01/2024 10:41
Os dois irmãos felinos, de cerca de um mês de vida, resgatados em uma tubulação da rede pluvial na Av. Eng. Irineu Carvalho Braga no último dia 10 foram "batizados" na terça-feira (17) pelos profissionais da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea) de Canoas.
Os gatinhos receberam os nomes em homenagem à avenida onde foram encontrados. O gatinho maior agora é chamado de Irineu e o menor de Carvalho. Segundo o secretário especial de Bem-Estar Animal de Canoas, Gabriel Gonçalves, os felinos foram abandonados próximo ao local do resgate. "Os moradores da região nos informaram que eles foram descartados e tentaram se abrigar dentro da tubulação", explica.
O resgate ocorreu após uma denúncia. Foi montada uma força-tarefa para conseguir retirar os gatinhos em segurança do local de difícil acesso. A equipe da Sebea atuou em conjunto com uma equipe do Corpo de Bombeiros de Canoas e da Subprefeitura Sudoeste do município.
"O Irineu ficou o tempo todo com o irmão que estava mais debilitado. Diferentemente de seus antigos tutores, não o abandonou", conta o secretário.
Gonçalves conta que os gatinhos ficaram cerca de três dias naquela situação e que somente após moradores ouvirem miados que a Sebea foi contatada para o resgaste. "No primeiro dia tentamos resgatar eles por meio de comida para que viessem por conta própria, mas como um deles, o Carvalho, estava machucado, ele não conseguia e o irmão dele não quis sair sozinho", relembra Gonçalves.
O final feliz ocorreu após utilizarem uma retroescavadeira para retirar o concreto para acessar a tubulação em que a dupla de felinos estava.
"Até o momento, não sabemos quem fez isso. É triste saber que existem pessoas que não se importam."
Em busca de um lar
Segundo o chefe de gabinete da Sebea, Fabiano Silveira Goulart, os gatinhos devem estar disponíveis para adoção daqui duas semanas. "Eles estão bem, saudáveis conforme os exames feitos, mas precisam desse período para se reabilitar. Uma espécie de quarentena", informa Goulart.
Quem estiver interessado em adotar pode entrar em contato com a Sebea por meio do 9 9138-5613 ou ir pessoalmente na sede localizada Av. Boqueirão, 1.986, bairro Estância Velha. "Preferencialmente gostaríamos que eles fossem adotados juntos. Eles são muito unidos, tanto que um não deixou o outro sozinho mesmo em uma situação de perigo", observa Gonçalves.
Cerca de 130 cães, 20 gatos e 90 cavalos aguardam por uma segunda chance. Para denúncias de maus-tratos e abandono contate a Sebea pelo 3429-2924.