DE SÃO LEOPOLDO
LUANNA ISABELLY: Qual o desejo da primeira brasileira Miss Universo Trans?
Luanna Isabelly conquistou o lugar mais alto no pódio da beleza em concurso realizado na Índia
Última atualização: 05/12/2023 17:18
Beleza, uma forma única de se expressar e ideais definidos na luta pela garantia dos direitos das mulheres trans. Este conjunto de predicados foi fundamental para que a leopoldense Luanna Isabelly, 28 anos, conquistasse o título de Miss Universo Trans nesta semana. Um feito inédito para o Brasil. O concurso, realizado na Índia, foi disputado por outras 16 candidatas.
A representante brasileira conquistou os jurados nos desfiles com diferentes trajes, um deles que recebeu o prêmio de melhor traje de gala do concurso, e o discurso forte, focado na representatividade e na busca por oportunidades à comunidade LGBTQIA+.
Na manhã desta terça-feira (5), no retorno de uma agenda do Taj Mahal, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, Luanna conversou rapidamente com a reportagem e comentou a importância do título.
“É uma conquista única, um feito histórico para o Brasil. Estou muito feliz”, diz. Segundo Luanna, foram cerca de cinco meses de preparação para o Miss Universo, principalmente no estudo da língua inglesa.
“Aproveitava todo o tempo livre para estudar”, comenta ela, que contou com o apoio de um intérprete de hindi/inglês para que todo o seu discurso fosse plenamente compreendido pelos jurados.
Como Miss Universo, Luanna garante que seguirá levantando as mesmas bandeiras dos tempos de Miss RS e Miss Brasil. “Acho importante este título para ter um papel na sociedade, levar oportunidade para as mulheres trans no mercado de trabalho formal e também para destacar na comunidade que ser uma mulher trans não é questão de escolha, é uma condição e nós merecemos respeito”, destaca.
Segundo Luanna, por escolha própria, todos os trajes usados por ela no concurso foram produzidos por estilistas homossexuais ou mulheres trans. “Foi uma forma que encontrei de dar oportunidade de empregabilidade e visibilidade para o trabalho destes excelentes profissionais”, destaca.
Nesta semana, Luanna ainda deverá cumprir agendas na Tailândia e em Londres. O retorno ao Brasil está marcado para o próximo sábado (9).