Luiza Klein, 60 anos, foi eleita a Seniorin da 35ª edição da Oktoberfest de Igrejinha. O concurso que definiu a escolha do nome aconteceu na tarde deste sábado (3), no salão da Sociedade União de Cantores de Igrejinha (Suci). Luiza era uma das seis candidatas que participaram do concurso, cuja finalidade foi eleger a representante da terceira idade à corte oficial da principal festa da cidade, que ocorre entre os dias 11 e 20 de outubro.
NÃO DEIXE DE ASSISTIR: CURIOSIDADES DA IMIGRAÇÃO #170: Conheça mais sobre a Oktoberfest de Igrejinha
A ansiedade e o nervosismo anterior à revelação do nome da escolhida deu lugar à emoção e à alegria após o anúncio. Luiza revela que sua participação no concurso começou como uma brincadeira em casa. “Falava em casa que quando completasse 60 anos iria me candidatar a Seniorin da Oktober. Agora que completei a idade, meu neto Arthur me desafiou a cumprir o que falava em tom de brincadeira. Ele pediu a minha inscrição no dia do aniversário dele”, revela.
FIQUE POR DENTRO: OKTOBERFEST: Ana Castela e Jorge e Mateus estão entre as atrações da festa de Igrejinha; confira a programação completa
E deu certo: Luiza Klein surpreendeu o corpo de jurados pela desenvoltura e pelo conhecimento histórico e acabou sendo eleita. “Só alegria, quase não tenho explicações para traduzir esse momento. É único, é mágico. Podem ter certeza que darei tudo de mim para cumprir minha missão e representar bem nossa festa”, afirma.
Casal infantil também é eleito
Na mesma tarde, a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), organizadora da Oktoberfest, promoveu a escolha do Bubchen [menino] e da Mädchen [menina] da 35ª Oktober de Igrejinha. O menino escolhido para compor a corte oficial da festa é Lasley Schwarz Michaelsen, 11. A menina eleita é Catarina Wolff, 9.
Na categoria Bubchen foram 10 inscritos, enquanto que na categoria Mädchen havia 11 candidatas. Assim como as candidatas a Seniorin, os meninos e meninas inscritos para compor a ala infantil da corte, também participaram de um processo preparativo para concorrer, onde aprenderam sobre a história da festa, sobre cultura, entre outras questões ligadas ao posto.
O presidente da Amifest, Egon Delmar Wallauer, traduz o sentimento da comissão organizadora da festa após a conclusão de mais uma etapa da festa, que foi a escolha dos nomes que irão compor a corte oficial da Oktober. “Foi um evento vibrante, que envolveu pessoas que se importam com a festa. Foi emocionante, mas uma difícil e dura tarefa de se escolher a seniorin e o bubchen e mädchen”, disse.
Para Wallauer, o evento deste sábado representa um termômetro do que vem por aí. “Estamos realmente com um grupo muito unido e focado em fazer deste ano a maior festa comunitária e alegre do Brasil”, garante.