abc+

INDECISÃO NO EXECUTIVO

Futuro do Parque do Palácio: projeto de lei que concede Centro de Feiras é retirado da Câmara

Decisão foi encaminhada ao Legislativo nesta segunda-feira (27) e partiu de forma exclusiva do prefeito em exercício Gilberto Cezar

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 27/03/2023 às 16h:33 Última atualização: 29/02/2024 às 09h:12
Publicidade

O projeto de lei que concede o Centro de Feiras, em troca da construção do centro de convenções no Parque do Palácio foi retirado de tramitação da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (27). A decisão foi encaminhada ao Legislativo pelo prefeito em exercício Gilberto Cezar. A decisão, conforme a Prefeitura, teria partido exclusivamente dele. Constantino Orsolin está em férias e retorna ao Executivo municipal apenas em 6 de abril. 

Centro de Feiras em Canela



Centro de Feiras em Canela

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Conforme Gilberto Cezar, o envio da documentação à presidência da Câmara partiu após entender um pedido da comunidade. “Ouvi o apelo da nossa população canelense, bem como de entidades do setor turístico, urbanístico, cultural e ambiental da cidade, vereadores e a recomendação do MPRS, de 20 de março, que pedia a retirada do referido projeto de lei no prazo de até cinco dias úteis”, afirma. 

Uma reunião foi realizada entre Ministério Público, Prefeitura de Canela e Câmara de Vereadores na sexta-feira (24). Na ocasião, Constantino Orsolin retirou a urgência do projeto de lei (PL) encaminhado ao Poder Legislativo. Na segunda-feira (20), a promotora de Justiça Natália Cagliari emitiu uma recomendação, solicitando que se retirasse a urgência de tramitação do projeto de lei, “enquanto não houver estimativa fidedigna do valor da área a ser cedida e de ter publicizado tal aspecto”.

Ao longo da última semana a repercussão sobre o futuro do Parque do Palácio ganhou destaque após associações e o vice-prefeito canelense, Gilberto Cezar, realizarem audiência no Palácio Piratini, com o governador Eduardo Leite, que se mostrou favorável à exclusão do gravame que obriga o Município a construir um local de congressos no Parque do Palácio. Para o representante do governo do Estado, a comunidade é quem deve escolher o destino do espaço público que foi cedido. Representantes de conselhos e entidades já se posicionaram contrários à edificação de um centro de convenções na área.

Constantino quer centro de convenções

Em contato com o Departamento de Comunicação e Imprensa, a Prefeitura de Canela informou que “o prefeito em exercício por decisão particular retirou o projeto da pauta”.

Entretanto, o prefeito Constantino Orsolin mantém a pretensão de construir o centro de convenções. “O prefeito Constantino sempre fala que não abre mão da construção do centro de convenções”, afirma o setor. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade