Após dias com temperaturas baixas, até negativas em algumas localidades, a quinta-feira (29) foi marcada por amanhecer frio mas com elevação da temperatura no decorrer do dia no Rio Grande do Sul. No entanto, o céu com nuvens, névoa e fumaça vinda das queimadas do Amazonas formam marcas em Porto Alegre e região metropolitana, além de diversas cidades do interior gaúcho.
Segundo dados da base aérea de Canoas, em vários momentos desta quinta a visibilidade esteve abaixo de 10 mil metros, devido a instabilidade e a fumaça. A nebulosidade também impactou nas condições climáticas, com muitas nuvens no Oeste, Centro, Sul e o Leste do Estado.
Leia mais: PREVISÃO DO TEMPO: Como será o mês de setembro no Rio Grande do Sul?
Nesta sexta-feira (30), o cenário não deve ser muito diferente. Conforme a MetSul Meteorologia, há chance de chuva isolada na região Sul, especialmente no extremo dela. Já no Noroeste e no Norte do estado, sob ar mais seco e quente, o sol aparece mais. “Em muitas cidades será perceptível durante o dia a presença de fumaça, trazida por correntes de vento da região amazônica”, enfatiza a empresa especializada em meteorologia.
O prognóstico ainda indica que o dia começará um pouco frio na maior parte do território gaúcho, mas que a tarde a tendência é de temperaturas amenas. “No Noroeste e no Norte do estado, porém, a tarde é quente. No Noroeste, as máximas ficam perto ou acima dos 30ºC em diferentes municípios”, pontua a MetSul.
Virada no tempo
Nos próximos dias as condições climáticas mudarão no Rio Grande do Sul. Nesta sexta, uma frente quente se forma no Centro da Argentina e no Uruguai com muita chuva e temporais. Associada ao sistema frontal, uma área de baixa pressão vai começar a se aprofundar no centro do território argentino.
Veja também: AONDE IR: Corais dão o tom neste fim de semana, mas feirinhas também marcam presença; confira programação pela região
A MetSul explica que esse centro de baixa pressão dará origem a um ciclo extratropical durante o fim de semana no Rio da Prata. Com isso, a frente fria associada ao ciclone aumentará nuvens e Oeste, Centro e o Sul gaúcho no sábado (1º). No domingo (2), a frente avança e leva chuva para a Metade Norte. “A condição pré-frontal do sábado induz o ingresso de ar mais quente com o fortalecimento de corrente de jato de baixos níveis sobre o Estado e que transporta fumaça para o território gaúcho”, completa.
Por isso, a projeção é de que no sábado o RS tenha maior presença de fumaça das queimadas. Também será o dia mais quente desta semana.
Temperaturas na região neste fim de semana
De acordo com a MetSul, nesta sexta nos vales do Sinos Caí e Paranhana, a temperatura oscila entre 13ºC e 24ºC. Na Serra, a variação fica entre 11ºC e 25ºC. Já na região metropolitana da Capital as marcas ficam entre 14ºc e 23ºC. Essa última mínima se repete no litoral norte, mas por lá a máxima será de 26ºC.
Confira: BR-116: Obras para implantação de terceira faixa em Porto Alegre começam neste fim de semana
No sábado, esquenta mais. Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana os termômetros terão registros entre 16ºC e 28ºC, enquanto na Serra gaúcha terá a mesma máxima, porém a mínima naquela região será de 12ºC. Já na região metropolitana e no litoral norte a temperatura terá variação entre 17ºC e 27ºC.
Em relação ao dia anterior, as máximas serão menores no domingo, segundo a MetSul. Nesse dia, frente fria deve trazer chuva ao RS no começo do dia, mas depois melhora e esfria. Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana a temperatura fica entre 12ºC e 20ºC, enquanto na Serra os registros oscilam entre 8ºC e 17ºC. Na região metropolitana e no litoral norte a mínima será de 13ºC e as máximas de 19ºC e 21ºC, respectivamente.
LEIA TAMBÉM