abc+

PREVISÃO DO TEMPO

Frio abaixo de zero e calor acima dos 30 graus: Mudança de temperatura será brusca nesta virada de mês no RS; confira

Sul do Brasil vai viver um verdadeiro choque térmico nesta semana

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 28/07/2024 às 16h:00 Última atualização: 29/07/2024 às 07h:12
Publicidade

O Rio Grande do Sul deve viver um choque térmico na virada do mês de julho para agosto. É que, segundo a MetSul Meteorologia, inicialmente a atuação de uma massa de ar frio trará dias gelados, mas, na sequência, o ingresso de um ar muito quente fará com que as temperaturas fiquem muito acima da média para essa época do ano. 

CONFIRA: PREVISÃO DO TEMPO: Massa de ar frio faz as temperaturas despencarem no RS; veja até quando chove 

Mapas mostram mudança de temperatura que o Rio Grande do Sul terá nesta semana | abc+



Mapas mostram mudança de temperatura que o Rio Grande do Sul terá nesta semana

Foto: MetSul Meteorologia

“Não é uma situação que surpreenda, especialmente em se tratando de agosto, uma vez que a climatologia histórica mostra que a agosto costuma ser um mês com uma grande alternância entre ar frio e mais quente no Sul do Brasil”, destaca os especialistas da MetSul.

LEIA TAMBÉM: Frente fria trará chuva nos próximos dias; confira quando o frio intensifica no RS

Os dias frios que estão por vir, contudo, não devem ser sequer parecidos com os vivenciados no território gaúcho no fim de junho. Além da menor intensidade, o período gelado não dever ser muito longo e deve se limitar ao sul do Estado. 

Já na segunda metade da semana, o tempo deve mudar completamente. “Uma intensa corrente de jato em baixos níveis (JBN) vai se formar no interior do continente, atuando primeiro no Centro da Argentina e depois no Uruguai e Rio Grande do Sul, trazendo ar muito quente”, ressalta o site de meteorologia.

Ingresso da massa de ar frio

Entre este domingo (28) e segunda-feira (29), uma massa de ar frio ingressa no Sul do Brasil, precedida por uma frente fria que provoca chuva nos três estados da região. Ainda que não seja de forte intensidade, essa massa de ar frio causará uma queda acentuada da temperatura tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina e no Paraná.

Como resultado, o amanhecer desta segunda em cidades da Campanha e da Serra do Sudeste, no Estado, podem ter marcas ao redor e abaixo dos 5°C. Pela tarde, o frio se estenderá por diversas localidades. O amanhecer mais gelado, contudo, será na terça-feira (30), quando algumas regiões registrarão temperaturas negativas.

CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

“Alguns pontos podem anotar marcas tão baixas quanto -2°C ou -3°C, não se afastando marcas ainda menores em baixadas da Serra do Sudeste com formação de geada”, diz a MetSul. 

Assim, as menores marcas da semana na Grande Porto Alegre também são esperadas na terça-feira, com mínimas entre 6°C e 8°C na maioria das cidades da área metropolitana.

Choque térmico na metade da semana

O ar quente vai invadir rapidamente muitas áreas do Sul do Brasil, em especial no território gaúcho. Com o afastamento do ar frio para o oceano e a formação de uma corrente de jato em baixos níveis no interior do continente, as temperaturas vão subir significativamente já na segunda metade da semana, “em verdadeiro choque térmico depois do frio do começo da semana”, salienta a MetSul.

VEJA: Defesa Civil faz novo alerta para chuva no RS neste fim de semana

A mudança ocorrerá a partir de quinta-feira (1º), quando muitas cidades devem superar os 25°C durante a tarde, podendo, inclusive, chegar aos 30°C.

Mas o calor mais intenso está previsto para sexta-feira (2) e sábado (3), quando muitos municípios gaúchos, incluindo os da região metropolitana, devem ficar perto ou passar dos 30°C.Em alguns lugares, é possível que os termômetros alcancem os 33°C e tenham sensação de tempo abafado.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade