O Rio Grande do Sul terá condições meteorológicas distintas nesta terça-feira (6). É o que prevê a MetSul Meteorologia, que indica que a metade sul gaúcha terá instabilidade e temperatura amena enquanto a metade norte do Estado contará com a presença do sol, temperatural alta e até calor em algumas cidades.
A empresa especializada em previsão do tempo explica que isso acontecerá porque uma frente semi-estacionária estará entre o Uruguai e o RS dividindo ar mais frio ao sul e ar mais quente ao norte do sistema frontal. Com isso, a instabilidade será gerada na divisa entre as duas massas de ar.
Leia mais: PREVISÃO DO TEMPO: Como a “onda de calor” na Antártida vai afetar as temperaturas no Brasil
Esse fenômeno provocará outro dia com vários pontos de chuva no território gaúcho. Conforme o prognóstico da MetSul, a chuva atinge no decorrer da terça pontos do oeste e sul do Estado. Há risco de pancadas fortes e altos volumes de precipitação em alguns municípios. Queda isolada de granizo não está descartada.
Nas demais localidades, embora possa ter registro de chuva em diferentes pontes, sobretudo na primeira parte do dia, o sol aparece com nuvens, especialmente do centro para o norte gaúcho.
Veja também: Neve em Gramado nos próximos dias? Veja quando há chance do fenômeno na Serra gaúcha
Para a MetSul o que chama atenção nesta terça será a temperatura, pois haverá uma grande diferença térmica, com as metades sul e norte com ar mais ameno ao sul e no restante da metade norte o ar mais quente dominará.
“A temperatura deve ficar apenas entre 19ºC e 22ºC de máxima em diversas localidades do Sul gaúcho enquanto na Metade Norte haverá pontos com 27ºC a 30ºC”, afirma a MetSul.
Como ficam as marcas na região?
A terça-feira será de muitas nuvens e chance de chuva e garoa no começo do dia na Grande Porto Alegre, no entanto no decorrer do dia a nebulosidade diminui com o avanço da instabilidade para o Sul do Estado.
Confira: Trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão em Novo Hamburgo
Segundo a MetSul, o sol aparece com nuvens e a temperatura vai se elevar rapidamente com ingresso de ar mais quente. No Vale do Sinos, as marcas variam entre 16ºC e 25ºC. Essa mesma mínima se repete nos vales do Caí e Paranhana, porém nessas regiões a máxima será de 26ºC. Na região metropolina da Capital gaúcha, os termômetros devem ter registros entre 17ºC e 25ºC.
Já na Serra a temperatura oscila entre 14ºC e 26ºC. Essa máxima deve se repetir no litoral norte, mas por lá a mínima será de 18ºC.
LEIA TAMBÉM