PREVISÃO DO TEMPO
Frente fria e ciclone devem atingir RS no primeiro fim de semana do outono
No sábado, há risco de destelhamentos, quedas de árvores e postes pelo Estado
Última atualização: 26/02/2024 09:18
Junto com o primeiro fim de semana do outono no Rio Grande do Sul chega também a primeira frente fria da estação, que contará com chuvas e temporais, mas também, na sequência, uma leve refrescada. Contudo, a frente fria associada a baixa pressão atmosférica pode causar ciclones no Estado.
De acordo com a MetSul Meteorologia, neste sábado (25), os ventos ficarão mais fortes e a probabilidade de fortes tempestades aumentará. Apesar disso, após o tempo fechar, as temperaturas devem seguir acima dos 30ºC no Centro, no Oeste e no Nordeste gaúcho. A passagem de ciclone e de ventos mais fortes poderá causar destelhamentos, quedas de árvores e postes no RS.
Já no domingo (26), o tempo segue instável e a frente fria avança pelo território gaúcho. A previsão é que as chuvas cheguem principalmente nos municípios da Metade Leste do Estado. Contudo, grande parte das regiões devem passar a contar com uma melhora na sensação térmica. Os termômetros devem ficar entre os 27ºC e 29ºC durante em quase todo o território gaúcho. Na Serra, a temperatura ficará ao redor dos 22ºC e 24ºC pela tarde.
Na segunda (27) e na terça-feira (28), a temperatura deve baixar significativamente e, conforme os especialistas, chegar a 15ºC na Serra, no Sudeste e em pontos de maior altitude da Metade Norte do RS. Durante a tarde de segunda-feira, grande parte do estado deve ficar com temperaturas um pouco abaixo dos 30ºC.
Para a quarta (29) e a sexta-feira (31), há possibilidade de mais chuva no Rio Grande do Sul. Antes, é esperada uma frente fria, a qual fará com que as temperatudas anteriores a sua chegada criem um contraste térmico, capaz de elevar o risco de tempestades.
Apesar de não haver projeção de frio até o momento, os primeiros dias de Abril no Estado devem contar com temperaturas mais amenas, segundo a MetSul. Contudo, os meteorologistas reforçam que nesta época do ano o tempo pode mudar de forma pouco previsível em curto prazo.