Os pórticos do free flow, novo sistema de pedágio instalado em rodovias gaúchas, começam a cobrar tarifas a partir de fevereiro. De acordo com a concessionária CSG (Caminhos da Serra Gaúcha), os pórticos instalados na RS-240, entre Capela de Santana e Montenegro, estão entre os que iniciam a cobrança no mês que vem.
Também passam a cobrar tarifa os pórticos instalados na RS-446, entre São Vendelino e Carlos Barbosa, na RS-122, entre São Vendelino e Farroupilha, e na RS-122, entre Antônio Prado e Ipê. Todos estes são pórticos que estão em fase de teste desde dezembro.
O pórtico que ficará na RS-122, entre os municípios de Portão e São Sebastião do Caí, ainda está em construção e só deve entrar em operação em meados de março. A previsão é de que as obras de instalação do sistema, que atrasaram devido à chuva, sejam concluídas no final deste mês. Antes de iniciar a cobrança, o sistema deverá passar por uma fase de teste, assim como aconteceu com as demais praças.
Além disso, também segue em construção a Base de Atendimento da CSG, em Capela de Santana. A previsão de conclusão desta obra é final de janeiro.
Valor da tarifa
O valor da tarifa desses pórticos do free flow ainda não foram definidos pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Segundo a CSG, a definição está ocorrendo durante o mês de janeiro, e será divulgada por meio do órgão.
Contudo, o que já se sabe é que os motoristas que passarem pelos pórticos do free flow deverão efetuar o pagamento das tarifas em até 15 dias após a passagem do veículo pelo pórtico.
Para isso, o usuário deverá acessar o site freeflow.csg.com.br ou baixar o aplicativo CSG FreeFlow, disponível nas versões Android e iOS. Outra maneira é quitar o débito de forma presencial nos totens das bases de atendimento ao cliente da concessionária.
O motorista que tiver etiqueta eletrônica de cobrança [tag] instalada no carro, como Sem Parar, ConectCar, entre outras, terão a tarifa debitada automaticamente, e não irão precisar acessar o site da concessionária.
O que vai acontecer com o pedágio de Portão?
Os pórticos do free flow da RS-240, em Capela de Santana, e da RS-122, em São Sebastião do Caí, irão substituir a antiga praça de pedágio que existe no município de Portão, que será desativada.
Entretanto, segundo a concessionária que administra o trecho, a praça de Portão não será demolida e continuará operando para a cobrança da tarifa para motoristas que utilizam o VVP (Visa Vale Pedágio). Para os usuários deste vale pedágio, a cobrança permanecerá temporariamente de forma manual.
Como funciona o free flow
O free flow (fluxo livre), é um sistema de pagamento de tarifa de pedágio onde não é necessário parar em filas para efetuar o pagamento nos guichês. Com o novo sistema, o motorista passará livremente, na velocidade da via, por um pórtico de cobrança.
A leitura das placas permite a entrada dos veículos no sistema, que também identifica a quantidade de eixos rodantes e suspensos. Com base nisso, é gerada a cobrança correspondente ao veículo e aos trechos percorridos. Quando a placa é identificada corretamente, o valor devido fica disponível para pagamento.
As imagens passam por revisão humana, caso as câmeras tenham algum problema para identificar as placas e, somente após a confirmação, a cobrança é registrada no sistema.
LEIA TAMBÉM