VALE DO CAÍ
FREE FLOW: Obras na Estrada Passo da Taquara, desvio do pedágio, já têm data para começar
Prefeitura de São Sebastião do Caí também trabalha para finalizar melhorias na Estrada do Pinheirinho, onde faltam dois quilômetros
Última atualização: 26/04/2024 10:38
Opção de desvio do pedágio free flow que tem sido usada por muitos motoristas, a Estrada do Passo da Taquara, com 5,7 quilômetros, deve receber obras em breve. A rota começa na altura do quilômetro 9,6 da RS-122, em São Sebastião do Caí, e vai até o cruzamento com o quilômetro 21 da RS-240, em Capela de Santana. Do traçado, dois quilômetros foram pavimentados em 2022 pelo município caiense.
Agora, por meio de um financiamento junto ao Badesul, a prefeitura vai asfaltar mais 1,7 quilômetro. O investimento será de aproximadamente R$ 2,2 milhões e a expectativa do prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio César Campani, é iniciar as obras na primeira semana de maio.
Faltaria 1,8 quilômetro para completar a pavimentação da estrada. A prefeitura capelense recebeu uma emenda de R$ 1,44 milhão em 2023 para essa obra. O projeto já está cadastrado na Plataforma Mais Brasil, junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, mas sem informações de quando será executado.
Estrada do Pinheirinho
Quase um mês depois de iniciadas, as obras de melhorias da Estrada do Pinheirinho, outra opção de desvio para o pedágio de São Sebastião do Caí, continuam em andamento. A via de chão batido, com 4,9 quilômetros, é o caminho com menor distância para desviar do free flow instalado no quilômetro 4,6 da RS-122, no bairro São Martim.
A estrada começa no quilômetro 6 na RS-122 e vai até a RS-240, um pouco antes do acesso principal de Capela de Santana. As prefeituras dos dois municípios assinaram convênio no dia 6 de março para realizarem as melhorias em conjunto.
No entanto, segundo prefeito caiense, somente São Sebastião do Caí está trabalhando na estrada desde o dia 28 de março. “Faltam dois quilômetros para concluir. Está andando bem, mas já estaria pronta se Capela de Santana estivesse nos ajudando”, lamenta.
De acordo com ele, a chuva dos últimos dias atrapalharam o trabalho das equipes, mas a expectativa é que em uma semana o serviço esteja concluído. O cascalho utilizado é doado pela iniciativa privada. A reportagem tentou contato com o prefeito de Capela de Santana, Alfredo Machado, mas não teve retorno.