abc+

TRÂNSITO

FREE FLOW: Motoristas têm novo prazo para pagamento das tarifas de pedágio; saiba mais

Mudança no pagamento de tarifas do free flow foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira

Publicado em: 16/10/2024 às 17h:25 Última atualização: 16/10/2024 às 17h:26
Publicidade

Os motoristas que passarem pelos pórticos free flow terão prazo ampliado para pagamento da tarifa. Se antes a cobrança precisava ser paga em 15 dias, agora, pode ser efeituada em 30. A nova medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (16), e aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com uma série de mudanças no sistema de pedágio sem cancelas.

AEROPORTO: Retomada de voos será marcada por atrações turísticas no Salgado Filho

Motoristas passam a ter 30 dias, ao invés de 15, para pagar tarifas do free flow | abc+



Motoristas passam a ter 30 dias, ao invés de 15, para pagar tarifas do free flow

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

“Acreditamos que todas essas mudanças na resolução serão muito positivas para o modelo, que ainda é novo no Brasil. De forma especial, acreditamos que a ampliação do prazo de pagamento das tarifas, de 15 para 30 dias, ajudará na organização financeira dos nossos clientes”, analisa Ricardo Peres, diretor-presidente da CSG, concessionária das rodovias gaúchas onde o sistema foi implementado.

Na região, um foi implementado na RS-122, em trecho de São Sebastião do Caí, e outro na RS-240, em Capela de Santana, que entraram em funcionamento em março, pleno feriado de Páscoa

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Com as novas regras, será adotada, em todo o território nacional, a troca do nome das placas de sinalização de “free flow” para “pedágio eletrônico”, bem como a padronização do sistema de identificação e classificação dos veículos, que já é utilizado pela CSG. Segundo a concessionária, a sinalização nas rodovias estaduais será atualizada gradativamente, de acordo com a comunicação universal que passa a valer em todo o País.

Outra alteração ocorre em função à cobrança de veículos licenciados no exterior. Caso passem pelo free flow, a partir de agora, eles só poderão deixar o País após quitarem as tarifas.

FAÇA PARTE: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Descontos no RS

Qualquer meio de transporte (leve ou pesado), inclusive moto, cadastrado previamente no aplicativo CSG FreeFlow, no site ou que utilize tag válida, terão redução de 5% no valor da tarifa, independente da frequência no trecho.

Ainda há o desconto progressivo que pode chegar até 20%. Ele será dado aos veículos de passeio e motos que passam por um mesmo pórtico, no mesmo sentido, em um mesmo mês. O desconto é válido quando pago dentro do prazo de 30 dias e não é acumulativo de um mês para outro.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Onde estão os pedágios do free flow

  • RS-240 / km 30,1 (Capela de Santana)
  • RS-446 / km 6,5 (Carlos Barbosa)
  • RS-122 / km 4,6 (São Sebastião do Caí)
  • RS-122 / km 108,2 (Antônio Prado)
  • RS-122 / km 151,9 (Ipê)
  • RS-122 / km 45,5 (Farroupilha)

Relembre como pagar

O valor da tarifa pode ser quitado de diferentes formas: por meio de tag, no aplicativo CSG FreeFlow, pelo site da concessionária ou presencialmente.

Os meios de pagamento podem ser via Pix, cartões de crédito ou débito. Presencialmente, o consumidor também pode pagar em dinheiro.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade