Moradores de Capela de Santana realizam manifestação ao longo deste domingo (10) na altura do quilômetro 30 da RS-240, onde nesta semana foi concluída a instalação da estrutura do novo pedágio free flow. O grupo levou cartazes e realizou breves bloqueios na pista, o que impactou no trânsito do local.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
O pedido da comunidade é pela isenção da tarifa aos veículos emplacados no município. A população é contra a instalação do pedágio no local, que passará a operar a partir de fevereiro de 2024, segundo a previsão da concessionária da rodovia.
O administrador de empresas e produtor rural Robledo Ezequiel Temp, é um dos organizadores da mobilização e diz que uma parcela muito grande de moradores vai ser afetada economicamente, assim como a economia do próprio município.
Moradores de Capela de Santana realizam manifestação neste domingo (10) no km 30 da RS-240, onde nesta semana foi instalado o novo pedágio free flow. O pedido da comunidade é pela isenção da tarifa aos veículos emplacados no município.
???? Crédito: Reprodução pic.twitter.com/kAo2wd3W3j
— Jornal NH (@jornalnh) December 10, 2023
“Fizemos um estudo com um grupo de 108 moradores. Em um ano esse grupo gastaria mais de R$ 1,3 milhão somente em pedágio. Esse número será muito maior quando consideramos toda a população afetada”, destaca.
Temp destaca que moradores de Capela se deslocam diariamente para Montenegro, seja para estudar, trabalhar ou ir em busca de atendimento de saúde, já que lá é a referência SUS para atendimentos. “Nos mobilizamos hoje e na última terça [5 de dezembro] estivemos na Câmara de Vereadores. Queremos que o Poder Público encontre, em conjunto com a concessionária e a população, uma alternativa”, explica, a exemplo da isenção conseguida recentemente por São Sebastião do Caí.
Além de Capela de Santana, o sistema de cobrança já está instalado na RS-122, em Antônio Prado, onde iniciará a cobrança na próxima sexta-feira (15). Também haverá pontos de cobrança em São Sebastião do Caí (RS-122) – onde o prefeito já negociou isenção para parte dos moradores da cidade -, além de Ipê (RS-122), Farroupilha (RS-122) e Carlos Barbosa (RS-446).
LEIA TAMBÉM