PEDÁGIOS
FREE FLOW: A cada dez motoristas, três ainda não pagaram o pedágio desde o início da cobrança
Desde que os novos pórticos começaram a funcionar, 28% dos veículos que passaram pela cobrança automática ainda não pagaram a tarifa do pedágio
Última atualização: 12/04/2024 15:45
Desde que os novos pórticos de free flow começaram a funcionar nas rodovias estaduais, 28% dos veículos que passaram pela cobrança automática ainda não pagaram a tarifa do pedágio.
Foi isso que apurou a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que opera pórticos na RS-240, em Capela de Santana, na RS-122, em São Sebastião do Caí, Farroupilha, Ipê e Antônio Prado, e na RS-446, em Carlos Barbosa. Os dados são referentes até o dia de ontem (11).
Segundo a CSG, a partir de 30 de março o sistema tem registrado uma média 50,5 mil veículos pagantes por dia. Destes, cerca de 16% quitaram o pedágio pela plataforma (site, APP ou pagamento sem cadastro) e 54% pela tag.
Os outros 28% ainda estão dentro do prazo para realizar o pagamento, que é de 15 dias. No entanto, aqueles que passaram pelo free flow no feriado de Páscoa, dias 30 e 31 de março, estão próximos de ter o prazo vencido para acertar o pedágio.
Quem ficar devendo, a partir de segunda-feira receberá uma multa de R$ 195,25 e cinco pontos na carteira. A penalização é por infração de trânsito de evasão de cobrança de pedágio, prevista no artigo 209 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). A multa não é aplicada pela CSG, mas pelos órgãos de fiscalização e não exime o motorista de pagar o pedágio, que continuará em aberto até ser pago.
Em Capela de Santana, o free flow fica no quilômetro 31 da RS-240, com cobrança de nove reais. Em São Sebastião do Caí, o pedágio está no quilômetro 4,6 da RS-122, com cobrança de R$ 12,30. Em todos os pórticos, a cobrança é nos dois sentidos, em todas as vezes que o veículos cruzar pelo local.