abc+

EFEITOS DA ENCHENTE

Fraport prevê prazo para resultados de testes que podem apresentar impacto no Aeroporto Salgado Filho

Resultados são fundamentais para estabelecer previsão de abertura

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 12/06/2024 às 19h:42 Última atualização: 18/06/2024 às 11h:31
Publicidade

Os olhos do governo federal e estadual estão voltados para o principal ponto de pousos e decolagens do Estado: o Aeroporto Salgado Filho, que teve as atividades suspensas no início de maio, quando foi inundado pelas águas do Guaíba. Desde então, trabalha-se para a recuperação dos espaços e para garantir a normalização das atividades.

Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre | abc+



Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre

Foto: VOSMAR ROSA/MPOR

Na terça (11), o terminal do aeroporto foi reaberto para transporte de cargas, feito pelo modal rodoviário. Nesta quarta (12), a Fraport Brasil, que administra o aeroporto de Porto Alegre, informou que, em atuação em cooperação com o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), trabalha “para que a recuperação do aeroporto ocorra da forma mais célere possível”.

No último dia 3, quando completou um mês após a suspensão das operações, iniciou-se o processo de limpeza do Terminal de Passageiros, acessos viários, pista de pouso e decolagem e taxiways.

A Fraport prevê encerrar a limpeza geral do Terminal, que consiste nas áreas públicas do piso 1, sala de desembarque doméstico e internacional, sala de embarque remota, corredor de serviço e doca doméstica e internacional, até domingo (16).

Depois disso, pretende iniciar a limpeza das áreas técnicas, como área de manejo de bagagens e data center. Enquanto isso, afirma que seguirá a limpeza técnica de equipamentos que dependem de desmontagem.

A empresa explica que, como muito dos equipamentos foram alagados, eles têm que ser removidos, desmontados e limpos. Só depois disso podem ser energizados para os testes. “Se forem energizados antes de todo esse processo, corre-se o risco de, inclusive, danificá-los ainda mais.”

Sobre o fornecimento de energia, ainda não foi reestabelecido no sítio aeroportuário. Segundo a Fraport, as subestações de energia, que recebem a energia da rede e distribuem ao sítio, precisarão ser reconstruídas. O Terminal de Passageiros funciona atualmente com geradores.

Diagnóstico e situação da pista de pouso e decolagem

Está totalmente limpa a pista de pouso e decolagem, assim como as taxiways K e L.

Além disso, as vias de acesso em frente ao Terminal, e as que ligam ao antigo Terminal 2, já foram liberadas. Ainda conforme a empresa, “o processo de limpeza está bem adiantado, mas segue em andamento”, visto que ainda há muitas áreas, como as demais taxiways e os Pátios 1, 2, 3 e 4. 

As extrações de amostra de solo e asfalto da pista de pouso e decolagem começaram na primeira semana de junho, mas, ainda nesta semana, mais extratos serão enviados para análise de um segundo laboratório.

O diretor de Infraestrutura & Manutenção da Fraport Brasil, Cássio Gonçalves, esclarece que “o objetivo é trabalharmos com três ou quatro laboratórios simultaneamente, para termos a melhor análise e reduzir o máximo possível o tempo dos ensaios”. 

Outros testes na pista devem ocorrer nos próximos dias. Chamados de ensaios não destrutivos, o primeiro consiste em um escaneamento completo da pista por meio de um laser.

O segundo é o HWD (Heavy Weight Deflectometer, ou no português Deflectômetro de Impacto Pesado), que, conforme a empresa, se trata da medição para avaliar a condição estrutural da pista.

O resultado destes testes é aguardado para o decorrer de julho. “Só então será possível determinar os impactos sofridos e definir os próximos passos a serem tomados.”

Ainda sem data para retorno

A Fraport voltou a reiterar que as operações no aeroporto estão suspensas por tempo indeterminado e que a empresa só poderá ter uma previsão de abertura após o resultado dos diagnósticos, “tendo em vista que as análises que estão sendo feitas são de grande importância para a garantia de um retorno seguro aos passageiros, aeroviários e comunidade aeroportuária”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade