Fechado desde o dia 3 de maio, o Aeroporto Internacional Salgado Filho prepara a retomada parcial das operações a partir da próxima segunda-feira (21). O primeiro pouso nos 1,7 mil metros de pista já recuperados está previsto para as 8h10. Será um avião da empresa Azul que partirá do Aeroporto Viracopos, na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Esta será a mesma aeronave que fará a primeira decolagem do Salgado Filho. Às 5h50 está previsto o último voo na Base Aérea de Canoas.
Inicialmente, as viagens serão realizadas entre Porto Alegre e as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Durante os primeiros sete dias serão 71 voos diários, entre pousos e decolagens, atendendo cerca de 9 mil passageiros por dia.
Gradualmente este número deve crescer, chegando a 122 voos e 16 mil passageiros por dia no dia 4 de novembro. Para o dia 16 de dezembro está prevista a retomada dos voos internacionais, com o final das obras dos 3,2 mil metros de pista necessários para o funcionamento completo.
Enquanto o atendimento for apenas doméstico, haverá algumas mudanças nos protocolos. O check in será realizado no piso 2, que antes da enchente servia para embarque internacional. Já o embarque doméstico acontece no piso 3, e não haverá mais o serviço de transporte de ônibus, já que as operações em Canoas serão encerradas.
Estacionamento e mobilidade para quem for acessar o aeroporto
Em relação ao acesso, o Pick Up Uber será realizado no piso 1, na via Central. Os táxis credenciados estarão no mesmo andar, mas próximos ao meio-fio. Transfers e receptivos ficarão no Terminal Rodoviário, ao lado do Edifício Garagem 3.
O controle do acesso para os carros particulares também será retomado, com tempo limite de dez minutos. Os estacionamentos disponíveis serão Edifício Garagem 2 (Redondo); 3 (Quadrado); e Estacionamento 4, descoberto, com acesso pela Avenida Severo Dullius, passando a rotatória. Informações sobre preços e modalidades podem ser consultadas diretamente com a Estapar, empresa responsável pela administração da área.
“Não sei como alguém duvidou”
Nesta quarta-feira (16) a concessionária Fraport, que administra o terminal, detalhou como será o funcionamento do mesmo a partir de segunda. Antes da apresentação, a CEO da Fraport no Brasil, Andreea Pal, fez uma rápida fala sobre os prazos de entrega. “Não sei como alguém duvidou, quando a Fraport diz que vai ser dia 21 de outubro é porque vai ser”, afirmou a gestora pouco antes de outros diretores da empresa alemã apresentarem os detalhes do funcionamento.
Mas antes de iniciar as operações, o Salgado Filho terá uma solenidade de reabertura na sexta-feira (18), que contará com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Outros representantes do governo federal são esperados para a solenidade.
Fraport não detalha o custo das obras
Questionados sobre os custos das obras de recuperação, os três representantes da Fraport afirmaram não ser possível averiguar isto enquanto as obras não forem finalizadas, o que só ocorrerá em dezembro.
Da mesma forma, também não houve detalhamento sobre quem está injetando dinheiro para garantir as obras, já que a empresa cobrou a participação do governo federal na recuperação.
“A explicação sobre custos e origem dos recursos vai acontecer ao longo dessa jornada (de obras). Não existe um ponto final agora pelo trâmite na fase 2, isso vai seguir até o final do ano”, afirmou o gerente de marketing da Fraport, Rafael Guerra.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags