DE VOLTA ÀS SALAS
Fotos mostram o recomeço das aulas na região
Primeiro dia do ano letivo foi de reencontro com colegas e professores em escolas de Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti e Sapiranga
Última atualização: 24/01/2024 15:12
A segunda-feira (13) foi pra lá de especial para quase 24 mil estudantes de Novo Hamburgo. Isso porque foi o primeiro dia de aula de 2023, momento de matar a saudade dos colegas, conhecer os novos professores e também mudar de sala.
Na Escola Municipal Nilo Peçanha, bairro Ideal, o novo ano começou com festa. A rua em frente ao colégio foi fechada para que a gurizada participasse do Planeta Nilo, momento de descontração inspirado em um festival de música. Ao som de um DJ e com bexigas coloridas, os alunos dançaram e cantaram. O momento foi realizado nos dois turnos.
Os estudantes July Beatriz Ferreira Viana, 12 anos, Isadora de Oliveira Lima, 12, Gabriela Luiza de Brites Cayser, 11, Mariah Antônia Lutz da Rosa, 12, Artur Vitória Selbach, 10, e Augusto Maia, 11, aproveitaram para registrar o momento em fotografia.
"O primeiro dia está sendo uma maravilha, pois fizeram a festa e um amigo-secreto", disse July. Gabriela comentou que estava com saudades da escola, principalmente por causa dos amigos. "Foi legal conhecer os novos professores e reencontrar os colegas", garantiu Artur.
Já Mariah era só elogios para o evento musical realizado ao ar livre. "Isso só acontece quando é no Dia das Crianças. Então, é muito legal começar o ano assim", declarou. A jovem, assim e os outros alunos do 7º ano, terão seu último ano na instituição, já que a Nilo Peçanha atende somente até esta série. As colegas de turma do 5º ano Ágata Teixeira Leites, 10, Valentina Ramos da Silva, 9, e Isadora Land da Luz, 9, também curtiram o retorno. "Essa festinha foi muito legal", falou Ágata.
Razão do trabalho
Conforme a diretora Marilane Pires Mendes, a ideia do realizar o Planeta Nilo surgiu no grupo de professores. De acordo com ela, era visível que os estudantes estavam ansiosos pela volta às aulas, pois estavam sorridentes. Houve até quem se emocionou ao adentrar no pátio. "Os alunos são a razão do nosso trabalho", declara.
Contratempo em Estância Velha
"Isso está um perigo", reclamou Márcio Luís Brunnes, 42 anos, pai de uma aluna de 5 anos.
A prefeitura informa que o problema aconteceu no final de semana e já solicitou aval do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para realizar obras emergenciais no prédio.
Dinâmicas na Escola de Aplicação Feevale
Na Escola de Aplicação Feevale, em Novo Hamburgo, os professores planejaram uma acolhida com dinâmicas para que todos pudessem se conhecer e descobrir os espaços do colégio. O Grêmio Estudantil Feevale (Gefee) também prepara um Recreio Cultural para sexta-feira (17), com participação de banda de alunos da instituição.
Diversão nas unidades da IENH
As Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), também retornaram na segunda-feira com as turmas do 2º ano do fundamental e do ensino médio.
Os estudantes puderam aproveitar uma plataforma 360°, picolés e fotos personalizadas em uma cabine.
Recreio especial no Colégio Pio XII
No Colégio Marista Pio XII, a segunda-feira teve a volta dos estudantes do 2º ano do fundamental e do ensino médio, que foram recepcionados com música pelos professores. O recreio foi preparado pelo Grêmio Estudantil, com frutas, touro mecânico e cabine de fotos.
Tradição alemã no Instituto Ivoti
No primeiro dia de aula do Instituto Ivoti, as crianças do 1º ano do ensino fundamental fizeram a busca do Schultüte, um cone escolar, mimo que foi preparado pelas famílias. Iniciada no em 2019 no instituto, a prática é uma tradição da Alemanha, sendo que os cones são preenchidos com cadernos, adesivos, lápis e guloseimas.
Doze mil voltaram em Sapiranga
Além de Novo Hamburgo, outras cidades da região também voltaram às aulas. A rede municipal de Sapiranga retornou na segunda-feira, com 16 escolas de educação infantil e 18 de ensino fundamental, somando cerca de 12 mil alunos. No Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, bairro São Luiz, as crianças mataram a saudade dos colegas brincando na pracinha.