Publicado em: 22/09/2024 às 18h:33
Última atualização: 22/09/2024 às 18h:33
Publicidade
A tradição germânica esteve representada por todas as idades na tarde ensolarada deste domingo (22) durante o desfile temático do 195º Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos. Desde bebês com meses de idade, até idosos com mais de 90 anos, todos cultuaram os costumes dos imigrantes e a festa que envolve toda a comunidade a quase dois séculos.
O tradicional desfile ocorreu na Avenida 25 de Julho, no Centro. Mais do que uma festividade, o evento une a comunidade para celebrar a história, a fé e as raízes dos imigrantes alemães que moldaram a região a partir de sua chegada em São Leopoldo há 200 anos, justamente no dia 25 de julho.
Por conta disso, neste ano, o desfile prestou uma homenagem especial ao agricultor, símbolo de dedicação e trabalho que sustenta a economia local e preserva as tradições centenárias. Juntamente com animais e tratores, os participantes encenaram o trabalho braçal que o homem e a mulher do campo, até hoje, fazem para o sustento de suas famílias.
O maquinário agrícola, tanto antigo quanto moderno, representou a evolução da agricultura familiar ao longo das gerações. As ferramentas, que em outros tempos foram revolucionárias, agora tratam-se de relíquias que simbolizam a inovação e o esforço contínuo dos trabalhadores rurais.
Para o Rei do Kerb, Celso Schneider, o desfile temático é um dos pontos altos do Kerb porque ele dá uma amostra da cultura e da tradição dos moradores de Dois Irmãos, assim como de todos da região. “Hoje tivemos representantes de todos os grupos que já participaram dos kerbs anteriores. A nossa proposta é que isso ocorra cada vez mais. Esse dia foi maravilhoso, em outros anos choveu, mas com esse sol, está ótimo. Tinha gente com mais de 90 anos desfilando”, conta a Rainha Carmen Scheneider. “O calor a gente resolve com muito chopp”, completa o Rei.
A celebração também contou com a presença marcante da gastronomia típica, trajes tradicionais, brincadeiras antigas e danças folclóricas, sempre acompanhadas pela animação da bandinha local. “É uma imersão à cultura germânica. A gente sente como se estivesse voltando no tempo. O Kerb de São Miguel comemora a chegada dos imigrantes e é como se a gente estivesse com esses antepassados aqui no presente, com toda essa rica cultura que trouxeram da Alemanha”, conta a 2ª Princesa de Dois Irmãos, Laura Klein.
“Nós, como soberanas, ficamos extremamente gratas de poder representar o município em todas as festas, mas especialmente no Kerb. Além de grata, a gente fica muito feliz de ver todo mundo na rua, com esse calor, aproveitando a festa, o chope, e a nossa tradição que está de volta”, depõe a rainha da cidade, Maria Cecília Loch. “Tivemos intensas comemorações do Bicentenário e o desfile é alusivo a ele. Neste ano, o Kerb é realizado em dois finais de semana para prestigiar esse legado. Então todo o ano está sendo emocionante e especial para a gente”, acrescenta a 1ª Princesa, Laura Gabriela Nienow.
O casal Luana Kraemer, 36, e Jardel Kunz, 35, participam dos desfiles há alguns anos. Mas em 2024 foi especial, pois pela primeira vez puderam levar a filha Heloísa Kraemer Kuntz, de apenas 7 meses. “Isso já faz parte da nossa cultura, então eu fui caminhando distribuindo spritzbier para o público, enquanto a Luana e a Heloísa foram no caminhão”, conta Jardel. “Para ela foi tudo muito tranquilo, com certeza ela gostou e vai fazer parte por muitos anos”, completou Luana.