Quatro animais silvestres foram resgatados, em dois chamados, pela Secretaria do Meio Ambiente de Canela, na segunda-feira (14). Os bichos, típicos da fauna local, encontravam-se em situação de risco.
O primeiro salvamento envolveu três filhos de gambás. A ação ocorreu na Rua 1º de Janeiro, no bairro São José. Os pequenos animais estavam em uma residência e a Secretaria foi chamada, para auxiliar no processo de retirada.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Canela tem troca de titulares em secretarias; veja o que muda
O segundo atendimento foi de veado-catingueiro, nas proximidades da Ponte Passo do Louro, após o bichano ser atropelado. Um motorista que passava pelo local presenciou o incidente e entrou em contato com a equipe ambiental.
Tanto os gambás quanto o veado receberam atendimento inicial e foram encaminhados para uma clínica veterinária em Três Coroas, onde recebem os cuidados necessários. Assim que os animais estiverem recuperados, será realizada a soltura deles em local adequado. O veado não teve lesões graves.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Leandro Pereira Heidtmann, reforça que “é fundamental que a população continue colaborando com as autoridades ao avistar animais silvestres em situação de risco. O contato imediato com as equipes responsáveis garante a rápida intervenção, preservando a vida desses animais e minimizando os danos ao meio ambiente”.
LEIA TAMBÉM