OSCAR DA FOTOGRAFIA
Fotógrafos da região são reconhecidos em prêmio internacional; saiba quem são e veja fotos
Profissionais encerram o ano com reconhecimento no Golden Lens
Última atualização: 13/12/2023 19:14
Fotógrafos da região encerram este ano com premiações especiais no prêmio Golden Lens, o Oscar da fotografia de casamento, família, retratos e produção cinematográfica.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Há dois premiados de Rolante, município do Vale do Paranhana. Nei Bernardes foi eleito o fotógrafo de Casamento do ano no Brasil e recebeu o troféu de Fotógrafo de Casamento mais premiado do ano, bem como de Melhor coleção de pré-wedding do País.
Aline Evelin recebeu o troféu de segunda mais premiada Fotógrafa de Retratos no Brasil e ficou no ranking entre os dez mais premiados Fotógrafos de Casamento do Ano, e entre os três mais premiados de Retratos no mundo.
Já do Vale do Sinos, João Arnold, de Sapiranga, foi indicado como fotógrafo de Família, ficando em 8º no Brasil e 16º no ranking geral do mundo.
Os fotógrafos
Em reportagem publicada, Bernardes contou que considera esse prêmio como o mais difícil da carreira. "Participo dos concursos fotográficos desde 2012, e tenho ganhado muitos prêmios na minha carreira, mas a Golden Lens é uma premiação especial, é a mais importante do Brasil e do mundo para fotógrafos sociais."
Aline, de 35 anos, dos quais 19 dedicados à fotografia, vive em Rolante. Indicada em cinco categorias (Casamento, Retratos e Família no Brasil e Melhor Coleção de Fotos de Casamento e de Retratos no Brasil), ela recebeu o troféu como a 2ª mais premiada Fotógrafa de Retratos do Brasil.
Ao longo do ano, desenvolveu projetos autorais de fotografia de Retratos artísticos, um deles intitulado "Intimidade", no qual fotografou mulheres em ambientes aconchegantes. Um dos ensaios que recebeu maior visibilidade nos concursos promovidos pela Inspiration Photographers foi o do ator Anderson Martins, realizado na Cascata das Andorinhas, em Rolante. Veja a foto:
"Participar dos concursos foi relevante para minha trajetória porque me elevou no caminho de autoconhecimento e autoestima, representando um reconhecimento de meu trabalho para o mundo", frisa.
Com 17 anos dedicados à fotografia, João Arnold, 41, comemorou as indicações por suas redes sociais. Embora não tenha sido premiado, Arnold salienta a importância do reconhecimento do seu trabalho. "Essas indicações representam o reconhecimento de muita dedicação e ano que vem terá troféu", antecipa.
Ele foi indicado como fotógrafo revelação e melhor álbum de família, que recebeu o título "A arte de parir". "Já fiz imagens de outros partos normais, mas esse foi intenso", declarou. No álbum há uma série de imagens da chegada da família ao Hospital Sapiranga, o parto que ocorreu no box do chuveiro. "Ela estava no chuveiro e de repente rompeu a bolsa, caiu o tampão e a equipe de enfermagem e médica foi chamada para o nascimento que ocorreu no pequeno espaço", relembra.
Veja mais fotos