ECONOMIA
Fórum reúne lideranças do setor calçadista e reforça união do cluster na região
Evento do programa LIDER, do Sebrae, ocorreu na noite desta quarta-feira (6) em Novo Hamburgo
Última atualização: 06/12/2023 21:11
Em uma iniciativa pioneira no Brasil, o programa Liderança para Desenvolvimento Regional (LIDER), do Sebrae, foi segmentado e o cluster calçadista foi escolhido como projeto piloto. O programa foi lançado em março deste ano, durante a Fimec- Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, que ocorreu em Novo Hamburgo. Nesta quarta-feira (6), as lideranças do setor apresentaram os resultados do ano no Fórum LIDER.
O evento, no NH Hall, em Novo Hamburgo, reuniu empresários do setor e autoridades do Estado e dos municípios. A apresentação foi conduzida pelo gerente regional do Sebrae, Marco Aurélio Copetti.
"Este programa reúne um conjunto de atores, pessoas físicas, que foram preparadas ao longo de um ano para serem líderes de um processo de transformação e reposicionamento do cluster calçadista da região", resume Copetti.
Foram oito encontros ao longo de 2023, distribuídos em regiões das 13 cidades envolvidas, dos vales do Sinos e Paranhana. Os 40 líderes se dividiram em 4 eixos: governança; pessoas, processos e produtos; comunicação do cluster e marketing e internacionalização.
O principal objetivo é desenvolver estratégias colaborativas para que o setor seja uma referência mundial em inovação, criatividade e sustentabilidade. "É um fator extremamente positivo a união do cluster. Sou filha de sapateiro, criada no setor, e não tinha visto ainda essa união para o fortalecimento do setor, não desta forma. Estou muito feliz", destaca a prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt.