Rafael Aveiro, de 44 anos, trabalha como vigilante e é fisiculturista há 19 anos. Recentemente, o canoense passou da categoria amador para a profissional, ele busca patrocínio para participar pela primeira vez do campeonato internacional Classic Physique, em Portugal.
Aveiro participou de diversas competições dentro e fora do Estado. Ainda na categoria amadora, ele foi campeão sul-americano de fisiculturismo, na Argentina em 2017. “Conheci o Arnold Schwarzenegger, participei três vezes do Arnold Classic Brasil, em 2013 e 2015 fiquei em 7º lugar e em 2016 no top três entre 29 competidores”, destaca.
Com uma rotina intensa e regrada, Aveiro mantém dois empregos como vigilante e treinos diários antes das competições. “Ainda não consigo viver apenas do esporte, preciso dos trabalhos para sustentar minha família. Sou casado e tenho duas filhas e um filho de um relacionamento anterior”, explica. Como forma de renda extra, o fisiculturista se apresenta em festas infantis e eventos como o personagem dos quadrinhos O Incrível Hulk. “Nas poucas horas vagas que tenho tento conciliar, é só entrar em contato comigo”, ressalta.
O fisiculturista diz que aguarda pelo Pro Card internacional (carteira profissional no fisiculturismo) para poder competir oficialmente nas competições da modalidade. “Ela deve chegar dos Estados Unidos nos próximos meses. Não posso mais participar de competições amadoras. O meu foco esse ano será total para o Classic Physique, em Portugal”, aponta.
Morador do bairro Mathias Velho, Aveiro conta que quando começou a frequentar a academia não conhecia o fisiculturismo. “Eu já fazia musculação há oito anos, foi quando um treinador da academia me apresentou o esporte e desde então não parei mais, é viciante”, enfatiza.
Aveiro fala que a sensação em estar no palco e ser observado por milhares de pessoas é algo que aflora os sentidos. “Somos principalmente julgados por definição, volume e simetria, quanto maior e mais equilibrado for, mais chance temos de ganhar”, afirma.
A dieta de Aveiro é restrita, à base de proteínas e carboidratos com baixo índice glicêmico, 45 dias antes de competir ele corta o açúcar e três dias antes, o sódio.
LEIA TAMBÉM
Incentivo e apoio
A maior inspiração de Aveiro no mundo do fisiculturismo é o ex-atleta fisiculturista e treinador Júlio Balestrin. “Ele dá aulas em São Paulo, tive a honra de conhecer ele ao longo das competições, ficamos amigos. Já recebi dicas de dieta e treinos dele, é especial”, salienta Aveiro.
Para competir em Portugal, o vigilante e fisiculturista diz que depende de apoio e patrocínio para representar Canoas.
Interessados em apoiar e/ou patrocinar Aveiro podem entrar em contato no telefone: (51) 99488-7979.
- Categorias
- Tags