Esta sexta-feira (26) é marcada pelo fim do veranico de maio no Rio Grande do Sul, que deu um gostinho da primavera aos gaúchos nos últimos dias. Nesta noite e na madrugada de sábado (27), uma frente fria deve chegar ao Estado e trazer uma mudança brusca nas temperaturas. Em seu ingresso na Argentina, trouxe chuvarada e temporais com raios – o que deixou muita gente acordada na madrugada desta sexta. E será que o RS sentirá os mesmos impactos?
Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, choveu com muita intensidade em Buenos Aires e arredores. A “tempestade elétrica” deixou ruas alagadas e muitas árvores caídas na capital argentina. Além disso, dezenas de voos foram afetados pelo mau tempo. Segundo Estael, a alta incidência de raios causou atrasos e cancelamentos de cerca de 60 voos nos aeroportos Jorge Newbery e Ezeiza.
No Rio Grande do Sul, no entanto, a frente fria não deve trazer tanto estrago. O fenômeno começa a ser sentido ao sul e oeste, com chuva e trovoadas. Até o fim desta sexta, a instabilidade atinge setores do noroeste e do centro do Estado.
“Os maiores volumes devem se dar, assim, sobre a metade norte do Rio Grande do Sul neste fim de semana. Embora a maioria dos municípios não devam ter volumes altos, algumas cidades podem anotar acumulados acima de 50 mm e isoladamente até mais de 75 mm”, explica a meteorologista.
Em Porto Alegre e na região metropolitana, no final desta sexta-feira ou nas primeiras horas do sábado, a frente fria traz a volta da chuva. Conforme a especialista, o tempo segue instável com queda nos termômetros. Chove em todas as regiões do RS. Na capital, o domingo (28) deve ter muitas nuvens e chance de chuva ou garoa com temperatura amena.
LEIA TAMBÉM