abc+

INSTABILIDADE

Fim de semana tem previsão de chuvas fortes para a região

Desde terça-feira, Novo Hamburgo registrou 30 milímetros de chuva

Júlia Taube
Publicado em: 04/05/2023 às 19h:11
Publicidade

A quinta-feira (4) marcou o terceiro dia consecutivo de chuva na região e o tempo instável que iniciou na terça-feira (2) deve seguir com volumes ainda mais altos nos próximos dias em todo o Rio Grande do Sul. Para o fim de semana, o alerta é de chuva excessiva em parte do Estado, podendo passar dos 100 mm e não se descartando a possibilidade de temporais isolados entre a sexta-feira (5) e o sábado (6).

Chuva fraca e temperaturas mais baixas marcam a semana



Chuva fraca e temperaturas mais baixas marcam a semana

Foto: Júlia Taube/GES Especial

Novo Hamburgo registrou, em 48 horas, um acumulado de 30 mm de chuva, de acordo com a Defesa Civil do Município. Ao longo desta quinta-feira o Rio Grande do Sul registrou nebulosidade sobre o Estado e céu encoberto em grande parte das regiões, conforme a MetSul Meteorologia. A projeção é de que os próximos dez dias sejam de instabilidade no Estado e podendo ser registrado como o “o maior episódio de chuva em meses”, afirma a meteorologista Estael Sias.

Conforme a MetSul, as áreas de maior risco para alagamentos são as regiões Centro e Metade Norte do Estado. No entanto, Porto Alegre e região metropolitana estão entre as zonas de risco para chuvas intensas. A alta umidade trará para o Estado nevoeiro e neblina em algumas localidades, conforme Estael.

Alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) sobre a possibilidade de volumes expressivos de chuva para a região. “O tempo seguirá com chuva no fim de semana e na segunda (8), aumentando ainda mais os volumes”, relata Estael.

Defesa Civil em alerta

Com as chuvas, a preocupação sobre o nível do Rio dos Sinos aumenta na região. Conforme o chefe da Defesa Civil de Novo Hamburgo, Arci Fetter Junior, nos últimos dias o nível tem oscilado em torno de 2,30 metros. Até às 11 horas desta quinta-feira, o Rio dos Sinos estava em 2,69 metros. “A situação é de normalidade. O modo de “observação” quanto ao nível do Sinos ocorre quando ele alcança a cota de 5,50 metros”, explica Junior.

Mesmo com a regularidade até o momento no nível do rio, a Defesa Civil não tem como assegurar qual o impacto do alto volume de chuva que está prevista para atingir a região. “No momento, seguimos acompanhando os volumes de chuva locais, assim como eu outros pontos da Bacia do Sinos que inclui diversos municípios a montante e que possam influenciar”, detalha o chefe de operações.

Ainda assim, a Defesa Civil orienta que, como medida protetiva em casos de chuva intensa, enxurradas e inundações, o ideal é procurar a prefeitura para saber se a residência está em local de risco e acionar a administração municipal para a limpeza de bueiros entupidos ou destampados.

Em casos necessários como enxurradas ou chuvas intensas, é recomendado que o órgão seja acionado de imediato, pelos telefones 3587-7863 e 3097-9402, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Em outros horários, o contato pode ser feito pelos números 98058-9979, 99707-9954 e 980013-9178. Para emergências ligue 193.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade