A estação mais quente do ano chega ao hemisfério Sul do planeta no dia 21 de dezembro. Mas faltando pouco mais de duas semanas para a despedida da primavera quem foi às ruas neste domingo (8) pode acreditar estar no auge do outono, com temperaturas mais baixas e o sol que pouco deu as caras, muitos dos que saíram às ruas precisaram tirar os casacos do armário.
LEIA TAMBÉM: Mais de 1.300 pessoas são afetadas pelas chuvas em Santa Catarina
Durante todo dia em Novo Hamburgo os termômetros não superaram a casa dos 25 graus centígrados, o que fez pessoas como a advogada Cyndel Borba, 26 anos, sair de casa com muito mais roupa do que o esperado para esta época do ano. “Achei bem estranho porque achei que ia ser mais quente, sexta estava um calor horroroso, depois já um pouco mais ameno e hoje esse frio”, relatava a moradora do bairro Hamburgo Velho.
Mas ao contrário do que se poderia pensar, ela gostou de um dia sem cara de primavera nem de verão em um domingo de dezembro. “Acho maravilhoso, melhor que o calor pois eu gosto mais do frio então para mim quanto mais fresquinho melhor.”
Só que essas alterações e surpresas causadas pelo tempo também exigem um cuidado extra em relação à saúde. “Sempre um casaquinho para o corpo não sentir tanto a mudança de clima.”
Frente fria
Novo Hamburgo não foi a única cidade a ter temperaturas mais baixas neste domingo. Em Gramado, na Serra gaúcha, os termômetros ficaram abaixo dos 15 graus centígrados com sensação térmica próxima de até 12 graus.
O frio fora de época é consequência de uma frente fria que está sob o Estado, que causou uma série de temporais ao longo do fim de semana. Essa frente fria, que também carrega chuva, já se desloca até Santa Catarina fazendo o Estado vizinho enfrentar diversos temporais ao longo do fim de semana.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags