abc+

RECONHECIMENTO

Filme dirigido por leopoldense é selecionado para o Festival de Cinema de Gramado

Curta "Viagem para Salvador" foi gravado em São Leopoldo e Porto Alegre e será exibido no festival no próximo domingo (11)

Renata Strapazzon
Publicado em: 07/08/2024 às 09h:11 Última atualização: 07/08/2024 às 09h:13
Publicidade

O 52º Festival de Cinema de Gramado, que começa nesta quinta-feira (8), terá um filme dirigido por um leopoldense em disputa na categoria Curtas Gaúchos, que tem 16 concorrentes. Dirigido, editado e escrito por João Pedro Fiuza, com produção e atuação de Aleksia Dias, o curta “Viagem para Salvador” será exibido domingo (11),  às 13 horas, com acesso gratuito do público no Palácio dos Festivais.

Festival acontece de 9 a 17 de agosto em Gramado



Festival acontece de 9 a 17 de agosto em Gramado

Foto: Divulgação

O filme trata da história de uma mulher que deseja comprar uma passagem aérea para Salvador. Para a realização, Fiuza conta que usou o cinema de Robert Bresson como inspiração, em especial a obra “Um condenado à morte escapou” (1956). “Também nos acompanhou durante todo o processo o livro ‘O estilo transcendental no cinema: Ozu, Bresson e Dreyer’, de Paul Schrader, que é a tese de doutorado desse consagrado cineasta”, comenta.

Estudante do curso de Teatro com ênfase em Escrita Dramatúrgica da UFRGS, Fiuza lembra que escreveu o roteiro do filme em dois dias. “Na outra semana já estávamos gravando, pensando em enviar a tempo para o festival. Ao total, foram três diárias e o filme é todo independente, feito por jovens agentes entrantes no audiovisual”, diz. Segundo ele, para a realização do curta, gravado em São Leopoldo e Porto Alegre, foram investidos apenas R$150.

LEIA TAMBÉM: Seu nome é Rebeca ou Beatriz? Cinema oferece ingressos de graça a pessoas com nomes de medalhistas de ouro

“O que nos orgulha bastante”, frisa o diretor. “Vindo de família pobre, aluno cotista da UFRGS e filho de mãe solteira, a seleção significa muito para mim, é como colher os frutos de sementes que venho plantando há alguns anos”, destaca.

Em 2023, Fiuza colaborou como roteirista no curta dirigido por Bruno de Oliveira, também colega no curso de Teatro, o “Concorso Internazionale”, exibido no 51º Festival de Cinema de Gramado. “Estou bastante tranquilo, estive lá o ano passado e sei como funciona. Nosso filme por ter sido gravado com uma câmera antiga talvez destoe um pouco esteticamente comparado com os filmes feitos com grandes orçamentos, mas isso não me preocupa porque assumimos isso na estética desde a concepção”, garante.

Ficha técnica – Viagem para Salvador 

Viagem para Salvador disputa o Festival de Cinema na categoria Curtas Gaúchos



Viagem para Salvador disputa o Festival de Cinema na categoria Curtas Gaúchos

Foto: Reprodução

Direção: João Pedro Fiuza

Empresa Produtora: Filmes de Areia
Roteiro: João Pedro Fiuza
Produção: Aleksia Dias e Lucka Lemos
Produção Executiva: João Pedro Fiuza
Elenco: Aleksia Dias e Rafael Dorneles
Direção de Fotografia: Leonardo Saraiva
Direção de Arte: Bia Cremonini e Tay Weber
Trilha Musical: Dmitri Shostakovich
Montagem: João Pedro Fiuza
Desenho de Som: Victor Mascarenhas

Produção esteiense também na disputa 

Na mesma categoria, concorre, também, a produção esteiense “Flor”. A reportagem não conseguiu contato com os integrantes da direção do filme. Segundo informações divulgadas no site do festival, o curta conta a história de Laura, uma adolescente que vive a experiência de sua primeira menstruação durante a pandemia. “Nas vésperas de voltar às aulas presenciais, ela lida com a grande novidade e busca se reencontrar e se reconhecer no seu corpo, na sua arte e nas mulheres da sua família”, diz a sinopse.

Ficha técnica – Flor 

Direção: Joana Bernardes

Empresa Produtora: Patrick de Souza Arozi
Roteiro: Joana Bernardes
Produção: Patrick Arozi, Joana Bernardes e Natasha Ferla
Produção Executiva: Patrick Arozi e Natasha Ferla
Elenco: Julia Almeida, Carla Cassapo, Fernanda Roggia, Mari Lopes e Duda Meneghetti
Direção de Fotografia: Karen Eggers
Direção de Arte: Éder Ramos e Gabriela Burck
Trilha Musical: Gabriela Lery
Trilha Sonora Original: Gabriela Lery
Montagem: Thais Fernandes
Desenho de Som: Fábio Baltar

Sobre o festival

Criado em 1973, o Festival de Cinema de Gramado acontece, geralmente, em agosto e premia os melhores curta e longa-metragem do ano. O troféu Kikito é entregue para os vencedores das seguintes categorias; curta-metragem brasileiro, curta-metragem gaúcho, longa-metragem brasileiro, curta-metragem gaúcho e longa-metragem estrangeiro. A edição deste ano ocorrerá de 9 a 17 de agosto. A programação completa e informações sobre ingressos podem sem conferidas no site https://festivaldegramado.net/

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade