Os irmãos felinos Irineu e Carvalho, de cerca de dois meses de vida, estão recuperados de saúde e disponíveis para adoção responsável na Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea) de Canoas.
A dupla de gatinhos foi resgatada no início de janeiro em uma tubulação da rede pluvial na Av. Eng. Irineu Carvalho Braga, no bairro Rio Branco. Eles receberam os nomes em homenagem à avenida onde foram encontrados.
“Depois que foram salvos, eles estavam muito debilitados e precisaram ficar internados quase uma semana em uma clínica que a Sebea tem parceria”, relembra a assessora da Sebea, Elisa Zorn. Nas últimas semanas, os irmãos ficaram em observação e passaram por exames, tratamento nos olhos e receberam vacinas contra doenças.
Os filhotes são descritos como dóceis e apegados um com o outro. “A história deles demonstra o carinho entre eles. Foram abandonados, mas não abandonaram um ao outro. Permaneceram juntos mesmo quando a situação era crítica”, ressalta Elisa.
De acordo com a assessora, a preferência para adoção é para que seja em dupla. “Estamos tentando para que possam continuar vivendo juntos, mas agora ao lado de uma família que possa cuidar e dar todo o amor que eles merecem”, evidencia a também protetora de animais.
Embora sejam praticamente idênticos fisicamente, os filhotes têm personalidades distintas. Enquanto Irineu (menor de tamanho) é mais quieto e calmo, Carvalho é mais brincalhão. “O Carvalho está sempre na volta do irmão querendo brincar. É bonito de ver”, destaca Elisa.
Interessados em adotar a dupla podem entrar em contato por meio WhatsApp da Sebea – (51) 9-9138-5613 – ou ir pessoalmente na sede localizada na Av. Boqueirão, 1986, Estância Velha. “Fazemos uma entrevista, a pessoa apresenta documento oficial com foto. É necessário se tenha tela na residência e quando for buscar o animal traga caixa de transporte”.
LEIA TAMBÉM
Relembre o caso
O resgate dos felinos ocorreu no dia 10 de janeiro após uma denúncia feita por populares. A equipe da Sebea atuou em conjunto com uma equipe do Corpo de Bombeiros de Canoas e da Subprefeitura Sudoeste do município.
Os filhotes ficaram cerca de três dias presos na tubulação pluvial. O final feliz ocorreu após utilizarem uma retroescavadeira para retirar o concreto para acessar a tubulação em que a dupla de gatinhos estava.
Até o momento, ninguém foi identificado como autor do abandono dos irmãos felinos que aguardam por um novo lar.
- Categorias
- Tags