MEIO AMBIENTE
Filhote de graxaim é encontrado sem os pais em município da região
Animal que pode ser confundido com as raposas, foi encaminhado para tratamento no Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres da UFRGS
Última atualização: 24/11/2023 12:56
Um filhote de graxaim foi encontrado nesta semana em Gravataí, na região metropolitana. Os resgate foi feito por uma equipe do Grupamento Ambiental (GAM) no bairro Parque dos Anjos.
Conforme a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), uma moradora entrou em contato relatando a situação do animal, que estava em situação de perigo e sem a companhia dos pais. O graxaim foi avaliado por biólogos e encaminhado para tratamento, que será realizado no Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Segundo a Sema, após receber o tratamento adequado, a equipe da universidade ficará responsável por realizar a soltura do mamífero. A Secretaria salienta que, em caso de novos encontros com animais silvestres, a população deve acionar GAM (3490-1233) e a própria Sema (3191-5161).
Raposa ou cachorro? Graxaim
Encontrado preferencialmente no Sul do Brasil e países como a Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina, o graxaim é uma espécie de cachorro-do-mato. O animal pode medir até 1 metro e pesar oito quilos. Muitas vezes é confundido com raposas ou cães.