abc+

MEIO AMBIENTE

Filhote de graxaim é encontrado sem os pais em município da região

Animal que pode ser confundido com as raposas, foi encaminhado para tratamento no Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres da UFRGS

Juliano Piasentin
Publicado em: 24/11/2023 às 12h:56 Última atualização: 24/11/2023 às 12h:56
Publicidade

Um filhote de graxaim foi encontrado nesta semana em Gravataí, na região metropolitana. Os resgate foi feito por uma equipe do Grupamento Ambiental (GAM) no bairro Parque dos Anjos.

Graxaim é resgatado em Gravataí  | Jornal NH



Graxaim é resgatado em Gravataí

Foto: Sema/ PMG

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), uma moradora entrou em contato relatando a situação do animal, que estava em situação de perigo e sem a companhia dos pais. O graxaim foi avaliado por biólogos e encaminhado para tratamento, que será realizado no Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo a Sema, após receber o tratamento adequado, a equipe da universidade ficará responsável por realizar a soltura do mamífero. A Secretaria salienta que, em caso de novos encontros com animais silvestres, a população deve acionar GAM (3490-1233) e a própria Sema (3191-5161).

Graxaim é resgatado em Gravataí  | Jornal NH



Graxaim é resgatado em Gravataí

Foto: Sema/ PMG

Raposa ou cachorro? Graxaim 

Encontrado preferencialmente no Sul do Brasil e países como a Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina, o graxaim é uma espécie de cachorro-do-mato. O animal pode medir até 1 metro e pesar oito quilos. Muitas vezes é confundido com raposas ou cães.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade