A construção do Aeroporto 20 de Setembro teve mais um passo importante após reunião realizada na terça-feira (19) com parte da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Durante o encontro, que teve a participação do presidente da entidade, Claudio Bier, foi apresentado o projeto de construção do novo terminal aeroviário do Estado.
Depois de aproximadamente uma hora de reunião, Bier reafirmou seu apoio e da Fiergs ao projeto. “Muito boa iniciativa e a Fiergs está pronta para apoiá-la. Queremos propor coisas boas para o Estado, não podemos ficar praticamente seis meses parados”, defendeu Bier.
O dirigente da Fiergs já havia sinalizado positivamente ao projeto do 20 de Setembro em entrevista ao Grupo Sinos. Como justificativa, Bier lembra a situação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que ficou fora de operação após as enchentes de maio e retomou as atividades, parcialmente, no dia 21 de outubro.
Coordenador do Comitê Pró-Aeroporto 20 de Setembro, o ex-piloto da Varig Nelson Riet saiu da reunião confiante de que o apoio da Fiergs será vital para fazer o projeto avançar. “A Fiergs vai nos ajudar a levar o projeto para o governador e depois para o governo federal. Esse é o nosso grande próximo passo para que o projeto saia do papel.”
Riet explica que, apesar de o projeto contar apenas com recursos privados, o apoio estatal é fundamental justamente para atrair o capital privado para tirá-lo do papel. “Os governos federal e estadual lançam o projeto para investidores examinarem. Esse é o nosso desafio agora. Uma vez que o governo botar isso na agenda, a gente já tem um avanço”, explicou.
“Protagonista de um projeto ambicioso”
Prefeito de Portão e um dos entusiastas da construção do Aeroporto 20 de Setembro, Kiko Hoff (PDT) também participou da reunião e saiu otimista com a postura da Fiergs. “Ela agora entra como protagonista de um projeto ambicioso, que leva o Rio Grande do Sul para outro patamar, cria obras estruturantes que vão trazer o progresso num momento que nós estamos perdendo para Santa Catarina.”
Kiko destaca a necessidade de melhorar a infraestrutura gaúcha para retomar a competitividade do Estado.
“O aeroporto vai atender todo o RS, ele vai trazer desenvolvimento e progresso novamente para o nosso Estado. Fazer o Rio Grande do Sul ser o protagonista que sempre foi e não ficar perdendo para Santa Catarina, Paraná e São Paulo.”
LEIA TAMBÉM