A Sexta-feira Santa é de movimento intenso no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo. O local, onde está o túmulo do padre Reus, é destino de romeiros de diferentes cidades da região. A programação, que começou ainda na madrugada, seguirá durante a tarde. Às 15 horas haverá a celebração da paixão do Senhor, com transmissão ao vivo pelo facebook do Santuário @padrereusoficial.
No local, há distribuição de bênçãos e de água benta aos visitantes. É possível, ainda, realizar confissões. Já nas ruas do entorno ocorre mais uma edição da feira comunitária promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), com 22 expositores, que comercializam alimentos, artesanato e flores.
Para os romeiros, a tradição de seguir até o santuário tem como motivação pedidos e agradecimentos. Moradoras de Sapiranga, as amigas Marlene Oppermann, 51, Roselaine Lopes, 50 e Dalila da Costa Alberto, 33, foram pela primeira vez de bicicleta até o Santuário. Para Roselaine, o momento era de gratidão, depois de vencer recentemente um câncer de mama. “É uma vitória. Muitas companheiras de tratamento não tiveram a chance que estou tendo de estar aqui hoje e com saúde. Pra mim, o dia é de agradecer pela vida”, diz.
Para a aposentada Nívea Lose Merigo, 53 anos, a caminhada do bairro Nova Sapucaia, em Sapucaia do Sul, até a cidade vizinha, já é tradição, mas neste ano teve um motivo especial: o nascimento da neta Luisa, de um mês, que também participou da romaria, no conforto do carrinho de bebê. “Viemos todos os anos para agradecer, mas neste, temos um motivo a mais que é a vida da Lulu”, conta.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags