abc+

BICENTENÁRIO

Festival Internacional de Folclore realiza programação especial pelos 200 anos da Imigração Alemã

Oficina, roda de conversa, bandinhas típicas, inauguração de monumento e muita diversão marcam os próximos dias

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 24/07/2024 às 16h:42
Publicidade

O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis realiza uma programação especial alusiva aos 200 anos da chegada dos imigrantes alemães entre os dias 25 e 28 de julho. A temática do evento, inclusive, aborda o legado dos antecedentes. 

Festival de Folclore de Nova Petrópolis celebra o Bicentenário da Imigração Alemã



Festival de Folclore de Nova Petrópolis celebra o Bicentenário da Imigração Alemã

Foto: Mauro Stoffel/Divulgação

Nesta quinta-feira (25), a oficina “Panelas da Diversidade” terá uma edição especial, com a produção de cucas alemãs, às 15h15, na Rua Coberta, e às 17h15, no Palco da Diversidade, será exibido o documentário “O Caminho de Hans”.

No Espaço Sicredi Nova Petrópolis, às 19 horas, a comunidade poderá conferir a roda de conversa denominada como “Prost: As peripécias da Colônia”, um momento para ouvir as histórias da imigração e da colonização. O encontro aberto ao público.

LEIA TAMBÉM: BR-116: Construção de ponte provisória entre Nova Petrópolis e Caxias é cancelada; entenda

Ainda na quinta-feira, o Parque Aldeia do Imigrante terá uma programação especial para celebrar a data, das 9 às 17 horas, com culto, inauguração de monumento, almoço festivo (por adesão), bandinha típica, grupos de danças, show com a Super Banda Hopus e o lançamento da música “Já faz duzentos anos”, alusiva aos 200 anos de Imigração.

O parque estará com ingresso liberado para todos os visitantes. Aqueles que estiverem de traje típico receberão um vale chopp pilsen 300ml de cortesia.

E a programação continuará…

Na sexta-feira (26), a oficina Mãos da Diversidade oportuniza ao público aprender sobre uma das relíquias da cultura germânica: a pintura Bauer. Também conhecida como Bauernmalerei, a técnica representa um estilo de artesanato rústico alemão que remonta ao século 17.

A pintura camponesa é caracterizada por pinceladas livres e espessas, com temas florais e animais, além de traços de branco e fundo patinado. A inscrição para a oficina está disponível no Instagram do evento, no destaque “Oficinas”, no @festivaldefolclorenp.

VEJA TAMBÉM: Depois de atrasos em Canoas e Caxias, nevoeiro atrapalha rotina do aeroporto de Florianópolis

No sábado à tarde, o Espaço Sicredi recebe estudiosos dos antepassados no “Sementes germânicas, frutos brasileiros”.

No sábado (27), a partir das 16 horas, a doutora em história, Isabel Cristina Arendt e o jornalista Leandro Staudt apresentam a saga dos imigrantes e os legados da imigração no cotidiano. A atividade é aberta ao público, tem entrada franca e conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira.

O domingo (28) irá enaltecer o legado da música. Às 10h30min, será realizada a cerimônia de celebração da Lei das Bandinhas, que reconhece a importância cultural e histórica do estilo musical no Rio Grande do Sul, no Palco da Diversidade.

Para fechar o fim de semana de programações alusivas, os Coros Masculinos e Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis irão protagonizar o “Vozes do Bicentenário” no palco da Rua Coberta, a partir das 20h15.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade