NÃO PERCA!

Festival do Japão começa hoje em Esteio; expectativa é atrair 80 mil pessoas até domingo

Evento acontece no Parque de Exposições Assis Brasil

Publicado em: 22/11/2024 10:32
Última atualização: 22/11/2024 10:33

Neste fim de semana, Esteio se transformará num pedacinho do Japão no Brasil. Entre esta sexta-feira (22) e domingo (24), o Parque de Exposições Assis Brasil receberá a 11º edição do Festival do Japão, considerado um dos maiores eventos do País voltado à cultura nipônica. O evento, que dará aos visitantes a oportunidade de fazer uma imersão na cultura japonesa através de suas danças tradicionais, músicas, culinária, artes marciais e gastronomia, tem entrada e estacionamento gratuitos. No entanto, é solicitado aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao Branco de Alimentos.

Grupo Minami Taiyo Daiko será uma das atrações do evento Foto: Divulgação

O festival é promovido pela Associação do Festival do Japão no Rio Grande do Sul, em parceria com a Anime Buzz e Ninja Produtora e apoio da Prefeitura de Esteio, entre outras instituições. Esta é a segunda vez que o evento ocorre em Esteio, todas as edições anteriores foram realizadas na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre. De acordo com o presidente da Associação do Festival do Japão no Rio Grande do Sul, Fabio Keiiti Ueno, em 2023 a programação atraiu 75 mil pessoas, nos três dias de evento. Neste ano, a expectativa é superar este número. “Esperamos um público de 80 mil pessoas de sexta a domingo”, comenta.

Segundo ele, a cada ano o festival cresce em número de visitantes e atrações participantes. “Isso só demonstra o grande interesse e admiração do público gaúcho pela cultura japonesa, justamente em um estado onde a colônia não é tão populosa. No Rio Grande do Sul temos apenas cerca de 5 mil descendentes. Ou seja, o evento é basicamente voltado para o público brasileiro não descendente”, analisa.

LEIA TAMBÉM: Festival de Bandas de Escolas Municipais ocorre neste sábado no Largo Rui Porto

Tendo como tema “Respeito ao Planeta”, a edição de 2024 se propõe a ser mais que a celebração da cultura japonesa, mas também inspirar e conscientizar sobre a importância da resiliência e do cuidado com o meio ambiente, especialmente em tempos de adversidades climáticas e de recuperação do Rio Grande do Sul, que passou pelo maior desastre natural da história com as enchentes de maio. Para reforçar esse compromisso, uma cooperativa estará presente para discutir a questão do lixo e práticas sustentáveis.

Estrutura e acessos

O palco principal, onde ocorrem as apresentações artísticas, fica no Pavilhão da Agricultura Familiar, local também da praça de alimentação e onde ficará o Palco Yagurá, local onde o público pode participar das danças e outras atividades ao redor. Nos pavilhões do Artesanato e Internacional, serão instalados os bazares, áreas de exposições e cursos, espaços para jogos e demonstrações e onde será realizado o Anime Buzz.

SAIBA MAIS: Oito cidades da região receberão mensagens de teste do sistema Defesa Civil Alerta; saiba mais

A entrada e o estacionamento são gratuitos. O acesso de carros deve ser feito pelo Portão 7, junto à Avenida Celina Kroeff. A entrada de pedestres deve ser feita pelo Portão 3, principal acesso ao Parque, que fica na lateral da BR-116.

Abertura oficial será nesta sexta-feira

Na sexta (22), a abertura oficial do evento ocorre às 14 horas. No sábado (23), a programação ocorre das 10 às 21 horas e no domingo (24), das 10 às 19 horas. Entre as atrações, estarão apresentações de danças tradicionais, grupos de Taikô (instrumento japonês de percussão) e canções folclóricas japonesas. A experiência gastronômica japonesa também será um dos grandes destaques do festival, oferecendo uma seleção de pratos tradicionais. Os visitantes poderão saborear delícias como sushi, katsu sando, tempurá, yakisoba, takoyaki (bolinho de polvo), lámen e guioza.

VIU ESTA?: Mechas de cabelos são doadas à Oncologia Centenário para confecção de perucas

Entre as atrações do evento estará o Minami Taiyo Daiko, um grupo de taiko que tem como objetivo disseminar a cultura do wadaiko (tambor estilo japonês) pelo Rio Grande do Sul e Brasil. O grupo formado em 2018, em Porto Alegre, é composto por sete membros, que se dedicam a promover a cultura japonesa através da arte do tambor.

“O Festival do Japão RS tem uma importância muito grande para o grupo, sendo o nosso grande evento do ano. Praticamos semanalmente, para entregar uma apresentação que empolgue e traga um gosto dessa parte da cultura para o público do evento”, comenta Erick Takeda, integrante do grupo.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas