O Festival de Cinema de Gramado terá novidade na premiação em 2024. Uma das honrarias do evento, o Troféu Kikito de Cristal, entregue a nomes considerados relevantes no cinema ibero-americano, passa a ser global a partir da edição deste ano.
Conforme a organização, a primeira homenageada será a holandesa Mariëtte Rissenbeek, Diretora-Executiva do Festival de Cinema de Berlim entre os anos de 2019 e 2024. A artista foi a primeira mulher na função de um dos festivais mais conceituados do mundo.
Marlëtte fez boa parte de sua carreira na Alemanha, onde há 37 anos atua como distribuidora de filmes e há 26 é produtora de curtas e longa-metragens. Em 2003 foi a grande responsável por relações em festivais internacionais para a promoção mundial do cinema alemão. Há um ano foi uma das juradas na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
“É uma nova fase de Gramado. Estamos alçando voos cada vez mais altos. Poder iniciar essa nova etapa do Kikito de Cristal com uma homenagem à Mariëtte, quando a imigração alemã completa duzentos anos em nosso país, é muito simbólico”, explica Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, responsável pelos eventos da cidade.
Entregue pela primeira vez em 2007, o Kikito de Cristal já foi recebido por artistas como a atriz argentina Cecília Roth, a brasileira Alice Braga, além dos cineastas Eduardo Coutinho, Ruy Guerra e os atores, Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia.
A homenagem será realizada durante o 52º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto.
LEIA TAMBÉM